quinta-feira, 29 de maio de 2008

Graça Salgueiro


Graça Salgueiro* dispensa qualquer tipo de apresentação uma vez que é parte de um raríssimo grupo de pessoas com luz própria, um brilho intenso que muito nos honra.


"(...)Toda a compreensão destes fatos passa obrigatoriamente pelo Foro de São Paulo que é a raiz, o centro de toda a estratégia de comunização do nosso continente mas, enquanto as pessoas não se derem conta disso, vão continuar combatendo os efeitos periféricos que são a corrupção, a violência, a miséria, ao mesmo tempo em que o comunismo se fortalece e expande pelos canais subterrâneos. Com as bênçãos de Fidel Castro e Lula da Silva; não esqueçam disso!"
(E ninguém percebe... por Graça Salgueiro em 30 de janeiro de 2008)


"O anúncio do ditador Fidel Castro de que estaria se afastando do poder da ilha-cárcere, provocou enorme comoção dentre aqueles que defendem com unhas, dentes, lágrimas nos olhos e voz embargada a maior miséria humana do século XX, embora não se tenha notícia de que nenhum desses defensores do genocídio castrista tenha fugido do seu país para viver no “paraíso caribenho”. Que o digam os comunas que vivem como “burgueses”, Chico Buarque em Paris e o caquético Niemayer numa cobertura em Copacabana.(...)"
(
Requiem para um assassino por Graça Salgueiro em 23 de fevereiro de 2008)


"Estamos nos transformando num país sob o império das “minorias”, estas novas castas que sob os auspícios do próprio governo impõem padrões de comportamentos a toda uma sociedade estupidificada e silente: são os quilombolas, os “afro-descendentes”, os gays, as lésbicas, os sem-teto, sem-terra, sem-moral ou vergonha na cara, os narco-traficantes que determinam toque de recolher ou quando o comércio pode abrir as portas. Estamos nos transformando num país sem Lei, numa terra de ninguém onde vale mais quem grita mais alto."
(Sob o império das “minorias” por Graça Salgueiro em 21 de fevereiro de 2008)



1. Você concorda que o presidente Uribe, ao manter o sigilo sobre o conteúdo escrito extraído dos computadores apreendidos com os narco-terroristas das FARC, quando da morte de seu nº 2 Raúl Reyes, (que teve sua autenticidade atestada pela Interpol), ainda que não deixe dúvidas quanto ao envolvimento gravíssimo dos comparsas Chávez e Correa nas trapaças e ligações com as FARC, acaba por favorecer de alguma forma Lula, Marco Aurélio Garcia e outros membros do Foro de São Paulo (Notalatina)?


Graça Salgueiro --> O presidente Uribe é um homem muito preparado e melhor ainda assessorado, mas é também um hábil político, um diplomata. Ele sabe perfeitamente bem da existência do Foro de São Paulo e não esqueceu que o Brasil recusou-se a classificar as FARC como um bando “terrorista”. Entretanto, creio que se ele descobriu - e vai descobrir porque é fato - nos computadores de Raúl Reyes que há ligações do governo brasileiro e do PT com as FARC, este vai ser um trunfo guardado para quando a oportunidade se apresentar. Observe que na reunião que houve dias atrás para a criação da UNASUR ele veio, portou-se como convém a um chefe de Estado mas não se envolveu, inclusive foi o único país da região que não aceitou pertencer ao esdrúxulo “Conselho Sul-Americano de Defesa”.


2. Com base em sua avaliação como estudiosa do assunto há anos, que intenção esconde a retirada, pelo grupo de trabalho que precedeu o XIV Encontro do Foro de São Paulo, dos nomes dos bandos reconhecidamente terroristas que o compõe (FARC, ELN, MIR, e até o PSUV de Chavez, dentre outros)? Será que não passa de pura “maquiagem”?


Graça Salgueiro --> Eu não chamaria isso de “maquiagem” mas de estratégia. O sr. Lula e o PT levaram 15 anos negando a existência desta organização porque ela ainda não estava bem consolidada, havia poucos países-membros com presidentes eleitos; hoje já são 10 e alguns que receberam o apoio direto do Foro, como é o caso do Haiti e da República Dominicana. A partir daí, as coisas caminhavam como em céu de brigadeiro e até uma carta de felicitação pela reeleição de Lula, enviada por Raúl Reyes em nome das FARC, os jornais locais noticiaram sem qualquer constrangimento ou indagação. A partir do momento em que este terrorista foi abatido e seus computadores confiscados, a luz vermelha se acendeu, apontando para o perigo do qual todos os países-membros temem que é confirmar que existem vínculos das FARC com o Foro de São Paulo e, naturalmente, com cada país individualmente. Para “limpar” esta imagem, neste XIV Encontro foi resolvido “refundar” o FSP, mostrando-o como aquilo que eles sempre afirmaram ser – e que nós sabemos que é mentira -, um “encontro de partidos de esquerda para debater as problemáticas da região”.


3. Alejandro Peña Esclusa sofreu covardes ataques da comunalha chavista à época de sua participação na coletiva de imprensa da INTERPOL (que atestou a autenticidade dos dados apreendidos com os terroristas das Farc). Durante a realização do XIV Encontro do Foro de São Paulo em Montevideu, foi novamente vítima das injúrias da ABN - Agencia Bolivariana de Noticias. (De Montevidéu, Peña Esclusa responde ao chavismo). Diogo Schelp, jornalista da VEJA, foi expulso de um seminário durante essa mesma reunião do Foro de São Paulo. Na sua opinião, esses acontecimentos configuram uma coerção a determinada parte da imprensa, enquanto a outra e maior parte da mídia tupiniquim dedica-se à desinformação criminosa da população ?


Graça Salgueiro --> Não seria uma coerção a “uma determinada parte da imprensa” porque, para que isto acontecesse, seria necessário termos um órgão de mídia que fosse genuinamente de direita e nós sabemos que isto inexiste aqui no Brasil. A Veja, por exemplo, só faz oposição ao PT e Lula; é como Olavo bem define, “a direita da esquerda” porque ela aprova todos os programas da esquerda mundial alegremente. O que ocorreu com Diogo Schelp foi que ele fez algumas perguntas inconvenientes que Valter Pomar não gostou, retirando-o de uma oficina mas deixando-o assistir às outras. Na última edição do Notalatina eu demonstrei porque ele fez isto. Quanto a Peña Esclusa a situação é bem diferente porque na Venezuela existe oposição de fato, mídias opositoras de fato, Igreja Católica de fato e, por isso, perseguição política de fato, inclusive com inúmeras prisões.


4. Com exceção do governo colombiano (que exige antes o reconhecimento pelos países latino americanos da justa condição de terrorista das FARC), os demais governos da região defendem a criação, no âmbito da UNASUL (União das Nações Sul Americanas), de um “Conselho de Defesa da América do Sul”. Esse “Conselho” seria a operacionalização do BRPM – Bloco Regional de Poder Militar, o quarto elemento que viabilizará o “avanço do processo revolucionário regional”, definido quando da fundação do BRPP – Bloco Regional de Poder Popular, um braço do Foro de São Paulo, fundado em Sucre, na Bolívia (Outubo de 2006), e que foi organizado pelo marxista germano-mexicano Dieterich, e patrocinado por Evo Morales ( Conselho Sul-Americano de Defesa: a serviço de quem?)?


Graça Salgueiro --> Eu acredito que o objetivo primeiro é este sim, embora o Sr. Nelson Jobim negue de pés juntos que seria a unificação das Forças Armadas. O que ocorre, e é o que mais temo, é que certos detalhes são tratados a portas fechadas entre os maiores interessados que são Lula, Chávez, Morales e Correa, inclusive o coordenador-geral da União de Nações Sul-Americanas e Grupo do Rio (CGSUL), diplomata João Solano Carneiro da Cunha, disse a respeito desse Conselho: “Eu não sei e ninguém sabe”. Eu confio nas nossas Forças Armadas e quero crer que nossos Militares não vão aceitar esta estupidez de se tornar uma Força unificada da América Latina como quer, sobretudo, Chávez.


5. A garantia do funcionamento da UNASUL - União das Nações Sul Americanas sem aprovação legislativa , não pode ser compreendida como mais um ato exorbitante de arbitrariedade e autoritarismo de Lula? Será que nossa sociedade silenciará até mesmo se Lula se auto-proclamar ditador vitalício, na esteira de seu comparsa Hugo Chavez?


Graça Salgueiro --> É uma arbitrariedade, conquanto nem a sociedade, nem o parlamento foram consultados sobre a criação desta aberração mas não se trata de um ato autoritário especificamente de Lula, até porque nenhum parlamento dos países membros teve direito a se pronunciar; foi uma decisão dos governantes unicamente. A criação da “Pátria Grande Bolivariana”, de inspiração de Chávez e com as bênçãos de Fidel Castro, é um sonho antigo. Ocorre que as coisas não se processam no momento em que eles idealizam mas, ao contrário, é preciso maturar, criar as condições para tal. E aí eu volto ao Foro de São Paulo e seus 12 governantes. Sem este apoio não seria possível dar um salto tão alto e isto foi ressaltado nesse último Encontro.
Quanto ao silêncio da nossa sociedade não me espantaria se isto ocorresse porque há um trabalho persistente de anestesia sendo feito cuidadosamente ao longo desses anos, desde FHC. As pessoas podem até, isoladamente, se revoltar contra um possível terceiro (ou infinito) mandato mas estão totalmente anêmicas para uma tomada de atitude; não acredito que o nosso povo tenha o fôlego, a coragem que têm os venezuelanos ou os bolivianos, como vimos o belo recente exemplo de
Santa Cruz e da Venezuela em 2 de dezembro passado.


6. Graça, não é no mínimo “curioso” o caótico (porque conflitante) discurso "Nova Parceria para as Américas" de Barack Hussein Obama , que ao mesmo tempo que diz apoiar a luta colombiana contra as Farc, também acena com encontros com o líder cubano Raúl Castro e critica a falta de diálogo do atual governo norte-americano com Chavez, quem justamente protege e se beneficia das ações desestabilizantes daquela organização narco-terrorista na América do Sul? Na sua opinião, qual dos lados Barack Hussein Obama trairá, na eventualidade de sua eleição como presidente dos EUA?


Graça Salgueiro --> Eu não costumo dar opinião sobre assuntos que não conheço com profundidade e a política norte-americana é um desses casos. Entretanto, tenho acompanhado o caso deste muçulmano, porque ele tem utilizado a mesma técnica de propaganda enganosa que Lula utilizou em 2002. Tudo neste sujeito é falso, a partir de sua biografia que ele mente sem nenhum pudor. O fato dele ser democrata (que nos Estados Unidos representa a esquerda), já depõe seriamente contra ele. Além disso, ele é um demagogo que apresenta o discurso que o público visitado deseja ouvir. Quando falou para os cubanos semana passada (no dia 20, na comemoração da independência de Cuba), disse um monte de asneiras, como que ia “autorizar” a visita a Cuba dos cubanos exilados, esquecendo-se de que esta autorização quem concede ou nega, é o regime ditatorial da Ilha. Mas, apesar desta “promessa”, no seu principal escritório de campanha há um poster gigantesco do maior inimigo dos cubanos, o assassino Che Guevara, que foi denunciado pelos cubano-americanos em toda a imprensa e internet. Espero, sinceramente, que ele não ganhe as eleições.


7. As FARC apesar de hoje se encontrarem acuadas em território colombiano, e terem perdido seu nº 1 em Março p.p., Manuel Marulanda Vélez 'Tirofijo', têm se fortalecido no exterior, como expõe o jornal colombiano El Tiempo que explica que os narco-terroristas têm contato com nada menos de 400 grupos espalhados por sete países da América Latina, com algumas ramificações na Europa e Estados Unidos. O Peru e o Brasil servem para o recrutamento de simpatizantes e negócios com armas e cocaína; o Equador abriga o braço financeiro da organização e dá refugio a terroristas; a Venezuela, a Costa Rica e o México lavam os narcodólares. E seus tentáculos chegam nos Estados Unidos por meio de una “ONG” ambientalista e um centro de estudos na Carolina do Norte, ou seja, existe uma “rede de organizações articulada pelas Farc onde coexistem desde movimentos revolucionários até ONGs defensoras dos “direitos humanos” e partidos políticos legalmente estabelecidos”. Que tipo de estratégia poderia ser bem sucedida para se deter a expansão externa dessa organização narco-terrorista?


Graça Salgueiro --> Veja, eu não sou estrategista; apenas estudo os acontecimentos e analiso as situações. Entretanto, penso que a política que o presidente Uribe vem empregando está dando excelentes resultados e tenho muitas esperanças de que ele vai conseguir dizimar esta praga. Basta ver os últimos acontecimentos. O que ocorre é que no Brasil nunca houve uma preocupação séria com o terrorismo que assola a Colômbia. Eu mesma ouvi de várias pessoas que este era um “problema dos colombianos”, quando eu alertava ainda em 2001, como se não nos atingisse também, e disso temos fartas provas como a ousadia e poder de fogo dos bandos narco-traficantes do Rio e São Paulo. Quando começou-se a dar publicidade nas farsas montadas com o apoio de Chávez e do Foro de São Paulo daquelas “trocas humanitárias”, as FARC passaram a fazer parte dos noticiários brasileiros. Aquilo teve o único objetivo de queimar Uribe mas quase 90% do povo colombiano, que vive o horror na carne há 44 anos, respalda as ações de Uribe. A meu ver, a estratégia empregada está corretíssima; é só continuar avançando.


8. Como impedir o processo separatista que ora ocorre na Reserva Raposa do Sol em Roraima, com uma mídia que cega a população com cortinas de fumaça e age de acordo com a vontade de um governo(?) transgressor da Lei que promove atos lesivos à nossa soberania “de comum acordo com a neo-comunista ONU e outros organismos igualmente comuno-internacionalistas”?
(
Notalatina)


Graça Salgueiro --> Eu não tenho respostas para tudo. Tenho acompanhado este crime de lesa-pátria que estão querendo nos submeter mas não sei como impedir isto. O problema que vejo é que não adianta a população se rebelar, apoiar abaixo-assinado ou pressionar os congressistas se o governo compra consciências que acabam fazendo-lhe as vontades. Não somos nós, povo, quem decide, assina ou cria leis. O STF já disse certa vez que não age sob pressão, então, é torcer para que julgue com isenção e ponha os interesses da Nação acima dos interesses de um partido ou governante.


9. Em seu artigo ”O Foro de São Paulo elege seu 10º Presidente na América Latina” , dentre outros fatos da maior gravidade, você chama a atenção para a mudança de atitude de Lula e seu partido-estado em relação à provável revisão do tratado de Itaipu. Uma vez que Lugo é mais um “companheiro” de Lula, você acredita que se repetirá com a energia o mesmo que ocorreu em relação ao gás da Bolívia, e pior, o povo brasileiro continuará como o grande financiador do Foro de São Paulo na América Latina?


Graça Salgueiro --> Não tenho nenhuma dúvida disso! Se você acompanhar o que vêm dizendo os políticos do governo e de sua base aliada, todos, sem exceção, são favoráveis à revisão deste acordo. Nesse artigo que você cita eu já denuncio isto. E no artigo “Brincando com fogo” que escrevi em maio do ano passado, eu mostrava que Lula tratava o governo paraguaio com desprezo e afirmando que não estava nos planos do Governo discutir o Tratado, porque o presidente Nicanor Duarte não pertence ao FSP. Agora as coisas mudaram e, de uma hora para outra, eles alegam que reivindicação é justa e necessária, porque foi feita por um regime ditatorial, coisa que antes nunca serviu de motivo para a revisão.


10. Slobodan Milosevic foi levado ao Tribunal Internacional Penal em Haia, pelo genocídio e atrocidades de que era responsável. O que impede de se fazer o mesmo com a máfia castro-comunista da Ilha Cárcere?


Graça Salgueiro --> São situações diferentes. A quem interessa a Iugoslávia? Quem tem relações comerciais com este país e o que ele tem ou tinha para oferecer ao mundo? Que eu saiba, nada nem ninguém. Já com Cuba há mais de 120 países fazendo negócios com a Nomenklatura castro-comunista, apesar da mentirosa alegação do embargo norte-americano para impor a miséria e a repressão ao povo. A Espanha é o maior sócio comercial dos Castro, seguida pelo Brasil. Além disso, apesar de muita gente acreditar que o comunismo acabou com a dissolução da URSS e a queda do Muro de Berlim, o movimento comunista internacional nunca esteve tão fortalecido. Cuba tem o apoio de todos os grandes países comunistas dos três continentes e a ONU tem-se mostrado conivente com todos aqueles crimes, então, quem vai ser contra um “parceiro” de negócios e ideais? O que impede é ter quem peça isto, além dos próprios cubanos e meia dúzia de defensores do cubano “a pé”.


11. Você considera que a aliança Chávez-Ahmadinejad pode prosperar perigosamente na região, considerando-se o grande aporte de recursos financeiros criado desde Janeiro de 2007 por meio do “fundo estratégico pesado” venezuelano-iraniano de 2 bilhões de dólares, para uso como um “mecanismo de libertação” continental de ajuda a governos esquerdistas que desejem “libertar-se do jugo imperialista” ( Aliança Chávez-Ahmadinejad: “eixo do mal” e “eixo auxiliar”)?


Graça Salgueiro --> Corre-se este risco. Chávez vem oferecendo urânio há tempo ao Irã e há negócios muito excusos entre os dois países. Há vôos noturnos com carregamentos misteriosos, instalação de fábricas de tratores e bicicletas, de fachada, além de um vôo Caracas-Teerã, inaugurado ano passado que os venezuelanos já apelidaram de “vôo fantasma” porque ninguém vê quem entra ou sai do avião, além de os passageiros iranianos não passarem pelo serviço de imigração. Além disso, há o perigo da expansão do islamismo, já fartamente denunciado por jornalistas veneuelanos, de células da Al-Qaeda e escolas muçulmanas funcionando em algumas cidades. O que se pode esperar de bom nisso?


12. Será Hugo Chavez Frias o “sujeito oculto” da nova liderança efetiva das FARC?


Graça Salgueiro --> O ministro da Defesa colombiano, Juan Manuel Santos, alertou sobre isso, o ex-ministro colombiano Fernando Lodoño também falou, Alejandro Peña Esclusa idem e eu acredito que é possível sim. Mas isto não significa que Chávez participe fisicamente da guerrilha. Ele seria, talvez, o mentor intelectual do bando; na edição de 28 de maio eu abordei este aspecto, inclusive com vídeos inéditos muito interessantes. Veja, o ministro da Defesa colombiano é um general, um homem experiente que conta com uma equipe das Forças Armadas, Policiais e pessoal de Inteligência civil e militar, da mais alta estatura. Então, se ele afirma isto, há que se dar crédito, não acha?


13. O Foro de São Paulo tem ligações externas ao continente latino-americano, da mesma forma que a maioria de seus integrantes (como o PT, por exemplo). Quais são essas ligações e que papel desempenham?


Graça Salgueiro --> Não sei a que você se refere exatamente mas adianto que nos Encontros do FSP não assistem apenas representantes de países sul-americanos; eles apenas não têm direito a voto. Neste último, por exemplo, havia um representante do Partido Comunista Chinês e, considerando que Chávez e Lula são membros do FSP e mantêm alianças com o Irã, a Líbia, Rússia, Vietnã, etc., pode-se admitir que, por extensão, o FSP também tem ligações com países externos ao continente. Não podemos esquecer que há uma comunhão com as idéias com as determinações da ONU, pois nos Encontros do FSP observa-se que as propostas são idênticas àquelas da ONU.


14. Segundo Olavo de Carvalho, em seu artigo “Monstruosa e abrangente estratégia” , o SINAMOB - Sistema Nacional de Mobilização, criado por Lula e seu partido-estado, é o complemento magistral do pacto militar Lula-Chavez, já que “acena às Forças Armadas com a possibilidade de aumentos substanciais do orçamento militar à custa de desapropriações maciças que ameaçam transformar o país, do dia para a noite, em uma república socialista.” Você acredita que os acontecimentos na Reserva Raposa do Sol, bem como a (agora adiada) criação do “Conselho de Defesa da América do Sul“ (só para citar alguns exemplos) são conseqüências do referido pacto?


Graça Salgueiro --> Sem dúvida. Essas coisas todas estão interligadas só que, como eu disse mais acima, vão se implantando de acordo com as possibilidades, sobretudo num país do tamanho do Brasil, com uma economia forte. Não é possível criar uma república socialista de um dia para outro. Aliás, no encontro do Fórum Social Mundial ocorrido em 2004 em Porto Alegre, em seu discurso Chávez tentou acalmar o público que vaiava Lula, alegando que ele corria com um fórmula 1 e Lula com um carro que não podia ir além de 200 km; mais tarde Lula repetiria isto e é o que temos visto. A “revolução bolivariana” avançou com muito mais gula do que aqui no Brasil mas, se você fizer uma retrospectiva, vai ver o quanto já avançamos... para o abismo.


15. Que tipo de “democracia” é esta que suporta a existência de “círculos bolivarianos” que despreparam principalmente os jovens para viver a Liberdade do Estado Democrático de Direito?


Graça Salgueiro --> Naturalmente que não é uma democracia, não é? Os jovens são presas fáceis porque (a maioria) não tem muita leitura e o próprio ensino no Brasil só apresenta livros que enaltecem o socialismo e demonizam o capitalismo. É uma lavagem cerebral que atualmente se dá desde o jardim de infância. Então, quando estes jovens chegam aos 15, 16 anos, querem “lutar contra as injustiças sociais” e acabam vendo como modelo de “paladinos” os terroristas das FARC.


16. No artigo “Para além da Covardia” , Olavo de Carvalho escreve: “O Foro de São Paulo é o coração do inimigo, e, ao mesmo tempo, o seu único ponto vulnerável. Acertem-no aí, com firmeza e coragem, e o destruirão. Tentem roê-lo discretamente pelas beiradas – e ele os destruirá.” Como atingir o coração do Foro de São Paulo, se a grande maioria da população é bombardeada diuturnamente por uma mídia criminosa que mais desinforma e distorce a favor do inimigo?


Graça Salgueiro --> Não sei. Desde 1999 que estudo e tento alertar as pessoas sobre a malignidade desta organização mas muita gente continua não acreditando. Agora a mídia resolveu falar no FSP e nas FARC mas com um tom muito light, o que é péssimo, pois vai acabar acostumando as pessoas à expressão sem que elas saibam exatamente o que é e pretende. De todo modo, há pessoas lutando corajosamente contra este vampiro na América do Sul; só aqui no Brasil é que o tema foi tabu durante 18 anos mas, se você chegar na Venezuela, na Argentina, na Colômbia, na Bolívia, todo mundo sabe o que é o FSP, os jornais escrevem matérias dando notícias dos Encontros. E o Olavo tem razão: o vampiro só morre de fato se se enfia-lhe uma estaca de madeira no coração!


17. “Estamos nos transformando num país sob o império das “minorias”, estas novas castas que sob os auspícios do próprio governo impõem padrões de comportamentos a toda uma sociedade estupidificada e silente: são os quilombolas, os “afro-descendentes”, os gays, as lésbicas, os sem-teto, sem-terra, sem-moral ou vergonha na cara, os narco-traficantes que determinam toque de recolher ou quando o comércio pode abrir as portas. Estamos nos transformando num país sem Lei, numa terra de ninguém onde vale mais quem grita mais alto.” (“Sob o Império das Minorias”). Até que ponto o silêncio da sociedade é conivente com “O governo sem freios e amoral do sr. Luiz Inácio” ?


Graça Salgueiro --> Como já disse mais acima, não creio que seja tanto por conivência mas mais por ignorância, acomodação, descrença em seu poder, falta de organização. O Brasil é um país eminentemente conservador, cristão, que abomina estas aberrações. Entretanto, com tanta impunidade com os maus e punição com os bons, as pessoas começam a se “encolher” e deixar que “alguém” resolva por elas, por isso estão sempre à cata de um salvador da pátria. Isto é atitude de criança. O que o país precisa é se comportar como adulto e assumir suas responsabilidades como gente grande.


18. Sei bem que o assunto não se esgota aqui, mas gostaria que você dissesse algo que considera importante e que não foi aqui perguntado.


Graça Salgueiro --> Acredito que é importante que as pessoas rezem, rezem muito por si próprias, pelos seus parente e amigos, pelo País, por nossos Militares que estão sendo vítimas de um revanchismo bolorento e torpe, sobretudo para que Deus e a Santíssima Virgem Maria não permitam que o maldito comunismo se instale definitivamente entre nós.


Graça, para seguir a tradição, gostaria de fazer um rápido “bate - bola” com você...

• um campo minado

Graça Salgueiro --> América Latina

• uma pedra no sapato

Graça Salgueiro --> Os patriotas de ocasião e os nacionalisteiros que, imaginando estar lutando pelo bem do país, o entregam em bandeja de prata aos comunistas nacionais e estrangeiros.

• o que mais te incomoda?

Graça Salgueiro --> Gente que não lê, não estuda mas se acha com competência para opinar sobre qualquer assunto, sobretudo o tema da moda, Foro de São Paulo.

• uma covardia

Graça Salgueiro --> Aborto.

• uma música

Graça Salgueiro --> Há duas: Bachianas nº 5 e Amazing Grace

• um livro

Graça Salgueiro --> “A balada do cárcere”, de Bruno Tolentino

• um filme

Graça Salgueiro --> Dr. Jivago

• um homem

Graça Salgueiro --> Alejandro Peña Esclusa, meu amigo venezuelano, pela coragem destemida de guerreiro que ama sua pátria e por ela se arrisca. Isso me inspira profundos respeito e admiração.

• uma mulher

Graça Salgueiro --> A “Donzela de Orleans”, Santa Joana d’Arc, meu modelo desde a infância

• uma alegria

Graça Salgueiro --> Continuar lúcida nesse país de loucos

• quem (ou o que) mais te ensinou

Graça Salgueiro --> Há alguns homens com quem aprendi e continuo aprendendo muito, e que fazem parte do que eu chamo “minha tropa de elite”; eles sabem que é a eles me refiro. Entretanto, foi Olavo de Carvalho quem me tirou o véu da abissal ignorância que embotava minha mente e a ele sou eternamente grata.

• um lugar

Graça Salgueiro --> Curitiba, a cidade que elegi em meu coração como a melhor e mais linda do mundo (sem aquele governador chavista, claro!).

• um verbo

Graça Salgueiro --> Acreditar

• Graça por Graça

Graça Salgueiro --> Eu recebi há pouco de uma irmã um texto do Nelson Rogrigues, intitulado “O ex-covarde” e lá no fim há um trecho com o qual me identifiquei completamente quando li. Diz ele: “É maravilhoso dizer tudo. Para mim, é de um ridículo abjeto ter medo das Esquerdas, ou do Poder Jovem, ou do Poder Velho ou do Mao Tsé-tung, ou de Guevara. Não trapaceio comigo, nem com os outros. Para ter coragem, precisei sofrer muito. Mas a tenho”.

• uma dúvida

Graça Salgueiro --> Somos um povo sério?

• Censura

Graça Salgueiro --> Em certos casos, é necessário, sim.

• Um sonho de consumo

Graça Salgueiro --> Ter um pouco mais de dinheiro para poder comprar todos os livros que quero-preciso. Bons livros custam caro.

• Uma indignação

Graça Salgueiro --> O modo como a nossa História foi e continua sendo reescrita desde o pós 64.

• Uma ameaça

Graça Salgueiro --> A aliança Irã-Rússia-China

• Brasil

Graça Salgueiro --> Paciente de UTI

• 2010

Graça Salgueiro --> Será que ainda estou viva?

• Um pensamento, uma reflexão...

Graça Salgueiro --> Entregar-se a Deus, como se cada dia fosse o último de sua existência terrena.



* Para quem ainda não teve o prazer de conhecer, Graça Salgueiro é jornalista independente, estudiosa do Foro de São Paulo e do regime castro-comunista e de seus avanços na América Latina, especialmente em Cuba, Venezuela, Argentina e Brasil.
É articulista do
Mídia Sem Máscara, onde também colabora como tradutora e revisora.
Graça Salgueiro é articulista, tradutora e Representante para a América Latina do
Farol da Democracia Representativa, correspondente brasileira do site La Historia Paralela da Argentina, articulista do jornal "Inconfidência" de Belo Horizonte e proprietária do blog Notalatina.
Graça Salgueiro é co-autora do livro Conspiração de portas abertas, organizado por Paulo Diniz Zamboni editado pela É Realizações,2008.

Graça Salgueiro






DIRETO DO ABISMO



TRAZ





GRAÇA SALGUEIRO




EM IMPORTANTE



ENTREVISTA






GRAÇA SALGUEIRO
Ainda Hoje

terça-feira, 20 de maio de 2008

Nivaldo Cordeiro: um espectador engajado



Em nossa opinião, não há melhor maneira de apresentar José Nivaldo Cordeiro*, a quem agradecemos a honra da presente entrevista, do que citar alguns trechos de sua autoria:


“(...) Lutar contra o Estado Total é um dever de consciência”

(José Nivaldo Cordeiro em
“O Combate ao Estado Total” )


“(...)Álvaro Vargas Llosa não faz essa distinção entre os condutores da multidão entorpecida e ela própria, por isso disse em entrevista que Che Guevara encarnava a própria figura do perfeito idiota latino-americano.

Grande engano. Che é o protótipo do dirigente revolucionário que sabia exatamente o mal que fazia. Praticava o mal por escolha. Che é Lula, é Dirceu, é Palocci, é Chávez, é Fidel, gente que vendeu a alma ao Diabo e que fará o mesmo com aqueles que estiverem no seu caminho, o povo todo junto. O peruano involuntariamente contribuiu para esconder essa realidade trágica com seus livros e sua divertida expressão.”


(José Nivaldo Cordeiro em “Idiotas ou Malvados”)




1.A recente declaração de Lula em Lima, sobre a importância do Foro de São Paulo (criado na década de 1990 com os partidos “progressistas” da América Latina e do qual fazem parte narcobandidos e terroristas), equivale a admissão, por parte do presidente, ainda que por vias tortas, do monstro totalitário que as esquerdas querem nos impor goela abaixo, qual seja transformar nossa região numa nova União Soviética, com a implantação da “União das Repúblicas Socialistas da América Latina” (URSAL)?


Nivaldo Cordeiro --> A esquerda sempre atuou como unidade mundial, sempre propôs uma ação internacional integrada, mesmo depois de Lênin e Stalin teorizarem sobre a revolução em um só país. Tanto assim que a ex-URSS sempre tentou exportar seu modelo político. Então essa gente não se reúne para tomar cafezinho, mas para articular a revolução, primeiro em escala continental e, depois, em escala mundial. E francamente acredito que essa gente do FSP está articulada com a China e com os demais partidos comunistas no mundo, estejam ou não no poder. O inimigo dos comunistas é o cristianismo, os valores judaico-cristãos. Estava lendo o livro de ensaios do Joseph Brodsky (MENOS QUE UM) e nele há uma descrição de como era a vida no pós-guerra na Rússia, onde viveu. Tentaram fazer da múmia de Lênin um ícone religioso e da própria figura dele um profeta. No fundo, lutam para implantar a mentira como substituta da verdade da alma. A questão econômica é meramente acessória, um veículo para o propósito maior. Nessa luta, para a esquerda, vale tudo, até mesmo vender cocaína nos morros e produzi-la nos altiplanos.


2. Uma vez que “Não há como enganar a lei da escassez, exceto nos discursos populistas” ( "As duas Realidades" ) e tendo em conta que “os agentes revolucionários controlam o Estado e as forças de repressão”, você considera que o estágio da “violência aberta contra os supostos inimigos dos poderosos do dia” é inevitável? Existem alternativas?


Nivaldo Cordeiro --> Sim, esse é um perigo imediato que pode ser iniciado a qualquer momento, se o que eu chamo de Comitê Central do PT achar que chegou o momento. Aliás, já o fazem de forma mitigada na perseguição a empresários, com a desculpa de sonegação fiscal, e de inimigos políticos a quaisquer pretextos, mediante expedientes excusos (embora legais) como escutas telefônicas e ações espalhafatosas da Polícia Federal. São os ensaios iniciais do Estado policial que nos espera se essa gente controlar o Senado e o governo de São Paulo, as únicas barreiras efetivas que nos separam do totalitarismo. Claro, além de não controlarem o comando das Forças Armadas.


3. Em seu artigo “Idiotas ou Malvados” você demonstra a perigosa armadilha da expressão simplista do “perfeito idiota latino americano” (cunhada por Álvaro Vargas Llosa). O que você propõe para que se possa salvar da idiotia as massas que se deixam impregnar pela “propaganda enganosa” que lança seus tentáculos desde as escolas fundamentais até as universidades?


Nivaldo Cordeiro --> Não gosto da expressão "idiota" porque ela minimiza a responsabilidade moral dos militantes de esquerda. Certos que alguns deles são idiotas úteis, mas o comando não, são gente má, imbuída de propósitos malignos. A massa está imbelicilizada depois de décadas de propaganda mentirosa, que está nos jornais, no material escolar, na boca dos professores, na tv e por aí. O que fazer? O que estamos fazendo agora, falando sobre a verdade, sobre a coisa certa, sobre a tradição. Fazer o que nossos avós faziam despreocupadamente, mas agora temos que fazê-lo como missionários. Somos como os restos de Israel, os indispensáveis portadores da verdade que nunca muda.


4. Você considera possível esperar algumas gerações até que a nossa sociedade possa se livrar, por meio do conhecimento, dos vícios que a acometem a partir das ações esquerdistas que a permeiam? Não seria tempo demais para que o jogo do inimigo vingasse antes?

Nivaldo Cordeiro --> A questão de tempo depende muito dos fatos da conjuntura. Veja que José Dirceu cometeu erros táticos graves, que talvez lhe tenha custado o afastamento do grupo menor de comando do processo. A vaidade é um pecado importante e essa comunalha é especialmente vaidosa, por isso eles erram. Temos que levar em conta o elemento erro. Quão mais seguros se sentirem, mais arrogantes ficarão e mais errarão. Lula parece um pavão, mesmo sabendo que a bonança econômica é passageira, fruto que é de uma circunstância favorável única na economia internacional, que muito beneficiou o Brasil, a despeito da comunalha petista. Então vejo que aqui poderemos ter uma experiência à francesa, comuniza tudo mas mantém as aparências de uma economia de mercado, o poder real estando com os sindicatos. Ou uma ruptura, à moda venezuelana. Esta última hipótese só acontecerá se o Comitê Central conseguir neutralizar as Forças Armadas. Ou se ficarem muito confiantes, como em 1963. O tempo dirá. Voltar o povo aos valores tradicionais exigirá que primeiro a elite volte a eles. E a nossa elite é uma ralé, como disse Eric Voegelin dos alemães que viveram sob o nazismo. E eu não sei como tratar essa ralé que é dona de empresas, ensina nas universidades e escreve artigos para jornais. Essa gente parece imune a qualquer conversão de alma. São a ralé moral da Nação, porque têm a responsabilidade de conduzir as coisas e corromperam-se. O tempo é uma questão em aberto.


5. Nivaldo, você identifica no ‘direito positivo’ advindo das premissas socialistas ora infiltradas pelo governo (?) nas instituições mancas do país, como uma das principais causas do “abaixamento moral” de nossa sociedade que se auto-asfixia por meio de uma completa inversão da lei natural a que você se refere em seu artigo “Voegelin e o Direito Natural“?


Nivaldo Cordeiro --> Veja, o ponto é que a moralidade exige o discernimento adulto, a confiança em si mesmo para resolver seus próprios problemas, inclusive a questão da sobrevivência material. O que se vê é que as pessoas vivem agora a fazer concursos públicos para obter uma boquinha, vivem nas filas das bolsas-esmola, os empresários querem política industrial (crédito subsidiado, barreiras alfandegárias, isenções tributárias). Parece que o dom da vida agora depende de um burocrata de boa vontade. Viver na dependência é vício e sintoma de infantilidade. Quão mais infantilizado você se sente, mais ajuda do pai-Estado você vai buscar. Somos uma nação que anseia ser, toda ela, barnabé. É triste. A psicologia descreve bem a moralidade infantil: nenhuma. É preciso educar o ser para a vida adulta dentro de parâmetros morais.


6. As declarações do general Augusto Heleno sobre a política indigenista caótica do governo (?) seriam, segundo seu artigo “Quem são os responsáveis” , o reflexo de uma parte do Brasil ainda “não imerso no sonho hipnótico do esquerdismo irresponsável e suicida”, e portanto ainda saudável. O que poderia mover uma sociedade doente como a nossa, (que precisaria antes uma catarse de cada indivíduo que a compõe) no sentido de merecer o suporte dos “Guardas da Pátria”, antes que nada mais nos reste a defender?


Nivaldo Cordeiro --> As Forças Armadas, pela natureza, não têm interrupção geracional na sua formação. A revolução gramsciana não chegou às academias militares, até onde sei. Os graduados formam os jovens e assim a tradição se mantém. Vejo as Forças Armadas como essa reserva de elite imunizada contra a propaganda comunista. Mas elas, sozinhas, são frágeis; precisam do apoio das lideranças civis. E se estas não vierem, pode acontecer o que houve na Alemanha de Hitler: os generais viraram vassalos dos revolucionários. Uma tragédia. O que precisa é haver essa confraternização entre civis e militares. Mas quem no meio civil? Não vejo ninguém.


7. “A super carga tributária é a mãe e o pai de toda a corrupção reinante.” ("Meia Verdade Sobre os Impostos"). Além de progenitora da corrupção, a super carga tributária, que inclusive pode ser aumentada ainda mais nesta segunda-feira a partir da criação de uma “nova CPMF”, segundo a Folha de SP de hoje (18-05-08), também pode ser compreendida como a via de tributação progressiva crescente pela qual o atual governo(?) pretende atingir o comunismo/socialismo?


Nivaldo Cordeiro --> A supertributação é inerente ao ideário comunista. O ódio à economia de mercado é total. Como a estatização dos meios de produção se mostrou inviável, eles inventaram esse caminho do meio. A corrupção deriva do poder de arbítrio do Estado. O poder político, se tiver na mão o poder econômico, corrompe de cima a baixo o processo de produção. É uma lei inexorável. É preciso separar o poder político do poder econômico. Isso só se consegue mediante a vigência do Estado mínimo, algo inferior a uma carga tributária de 25% do PIB.


8. Em seu artigo "A questão da Representação no Brasil” , você muito bem observa que “vasta proporção do eleitorado simplesmente não tem políticos para representar sua visão de mundo”, já que inexiste um partido que represente as idéias liberais e conservadoras, uma vez que o próprio “DEM hoje levanta a bandeira do igualitarismo socialista.” Em sua opinião a que se deve essa abdicação, essa desistência dessas correntes de direita do debate das idéias com a sociedade, com o homem-massa?


Nivaldo Cordeiro --> Essa é uma boa questão. Sabemos do poder que os marqueteiros políticos têm sobre os candidatos e todos eles, pelo menos os que eu conheço, são companheiros de viagem da comunalha e acreditam que a bandeira do igualitarismo é a única capaz de seduzir o eleitorado. E não é só no Brasil, veja as eleições nos EUA. O discurso é distributivista e a ação política lá também. Minha crença é que o discurso conservador tradicional também dá votos e pode eleger até presidente da República. Lembremo-nos do Collor, que se elegeu contra Lula e não faz muito tempo, empunhando a modernização capitalista. Lembremo-nos de Reagan. A mentira não pode triunfar sobre a verdade se, de fato, existir aqueles que abracem a verdade. A mudança do nome do PFL para Democratas foi a mais óbvia confissão dessa fé na propaganda esquerdista. Nossa direita não acredita em seu próprio discurso e em seus próprios valores. Um erro colossal.


9. Você acredita que toda uma nação possa ter sido enganada por décadas a fio sem se dar conta da bem sucedida revolução gramscista posta em prática e cuja coroação foi a eleição de Lula ( “A questão da Representação no Brasil”)?


Nivaldo Cordeiro --> Os fatos mostram isso. Até Olavo Setúbal, ex-lider civil da revolução de 1964, virou advogado do distributivismo. Na verdade, a geração dos governos militares nem orou e nem vigiou, subestimou o mal. Ele entrou pelos poros, pelos ouvidos, tomou conta do organismo como um vírus letal. A esquerda é uma espécie de AIDS política, mas alguns indivíduos resistem ao mal e não adoecem. Serão a semente do futuro.


10. Nivaldo, em “Mensagem Sangrenta” você adverte que o apoio que “Lula e o PT vêm dando às FARC pode arrastar o Brasil para dentro de um conflito alheio aos nossos interesses geopolíticos”. Você concorda que os interesses políticos de Lula e do PT, ao compartilhar das diretrizes do Foro de São Paulo, têm demonstrado sistematicamente interesses diversos (do) e adversos ao Estado brasileiro?


Nivaldo Cordeiro --> Isso realmente é sério. Chávez só está no poder porque Lula o bancou, duas vezes. E vimos agora a divulgação dos e-mails do terrorista Raul Reys, que incriminam Chávez. Esse Chapolim Colorado é o capitão-do-mato do FSP. Se estourar uma guerra será para destruir o governo constitucional da Colômbia e a comunalha petista fará tudo para que isso aconteça. Dificilmente o Brasil ficará de fora de um conflito assim. Evidente que essa guerra só interessaria aos revolucionários, não ao povo brasileiro, de tradição pacífica e não imperialista.


11. Ao descortinar os muitos “delírios de maluco” da versão feita por Chico Buarque para a canção tema de “Man of La Mancha” (musical de 1965 - Broadway), em seu artigo “O Inacessível Chão” , como se explica que a grande maioria da classe artística e intelectual, que reza pela cartilha da nomenKlatura, não se estabeleça de uma vez por todas no “paraíso” cubano?


Nivaldo Cordeiro --> Boa parte desses artistas de esquerda são profissionais remunerados para a causa comunista, especialmente os mais talentosos. Já me disseram que até Chico Buarque tinha (não sei se ainda tem) uma bolsa de US$ 15 mil de Fidel Castro, mensal, desde o início da carreira. Então o emprego revolucionário bem remunerado está aqui, não em Cuba. E esses caras são inconseqüentes e parasitas. Não gostam do batente. Se venderam ao primeiro que apareceu. Cuba, só em férias.


12. Em Tel-Aviv, onde participou das comemorações dos 60 anos de Israel, Bush comparou Barack Hussein Obama àqueles que nos EUA, (em 1939, quando da invasão da Polônia), defendiam um entendimento com os nazistas, o que provocou a ira dos democratas norte-americanos. Uma vez que Barack Hussein Obama já manifestou seu interesse em conversar com Irã, Cuba e Síria, você considera que procede essa reação dos democratas ao discurso de Bush ou entende que não há negociação possível com terroristas?


Nivaldo Cordeiro --> O Partido Democrata sempre foi um antro esquerdista, que prega o progressismo e uma forma de fascismo, a chamada Terceira Via, de Wilson. É intervencionista, imperialista, faz da indústria bélica seu suporte econômico e sempre se alinhou com a esquerda internacional. Digo: a Nação americana repudia o terrorismo, mas as lideranças do PD cortejam as idéias e os líderes terroristas. Taí um dilema existencial. Quero ver Obama dar comando para derrubar governos delinqüentes. Vimos o que Carter fez no Irã: nada. Será igual.


13. Você avalia que existam bases concretas para se temer um 3º mandato de Lula?


Nivaldo Cordeiro --> Sim. Está tudo pronto para isso. Faltam pouquíssimos votos no Senado, que na Câmara passa fácil. Se FHC e Serra não segurarem, a petelhada se eterniza no poder.


14. Que diferenças você apontaria entre o “socialismo do século XXI” que avança na América Latina e o do Estado totalitário implantado na ex-União Soviética a partir de1917? A “guerra fria” acabou?


Nivaldo Cordeiro --> Nenhuma, ou melhor, eles aprenderam com os próprios erros. Significa dizer que são mais letais e mais perigosos. A Guerra Fria acabou para os norte-americanos. Os esquerdistas nunca declaram a paz.


15. Nivaldo, existe alguma coisa sobre a qual você gostaria de falar que não tenha sido aqui questionado?


Nivaldo Cordeiro --> É um dever de consciência lutar contra o Estado Total.



Se você nos permite, da mesma forma que fizemos com os outros entrevistados, gostaríamos de fazer um rápido bate bola (sem bola mesmo).


• Um livro –

Nivaldo Cordeiro --> Não vale dizer a Bíblia. Order and History, de Eric Voegelin

• Uma música –

Nivaldo Cordeiro --> Asa Branca, do Gonzagão

• Um filme –

Nivaldo Cordeiro --> O Poderoso Chefão. do Coppola

• Um sonho de consumo –

Nivaldo Cordeiro --> Um sitiozinho, num alto de uma serra. Com bichos, eu cuidando. E bem longe do MST.

• Uma alegria -

Nivaldo Cordeiro --> Meus filhos, meu tesouro

• Um homem –

Nivaldo Cordeiro --> João Paulo II, um santo

• Uma mulher –

Nivaldo Cordeiro --> Mirna, minha companheira de todas as horas.

• Uma pedra no sapato –

Nivaldo Cordeiro --> O trânsito de São Paulo. Uma estupidez.

• Um campo minado-

Nivaldo Cordeiro --> Nosso sistema jurídico. A qualquer momento se pode ser esmagado pelo Leviatã.

• Uma indignação –

Nivaldo Cordeiro --> A chamada Igreja progressista. Essas caras traíram a fé.

• Inferno-

Nivaldo Cordeiro --> Já visitei esse sítio várias vezes, sempre por causa de meu orgulho. O Inferno é a soberba.

• Raposa do Sol –

Nivaldo Cordeiro --> Um escândalo. Alguém tinha que dar um basta nessa traição nacional.

• Brasil –

Nivaldo Cordeiro --> Um país doente, que precisa da ajuda de seu povo.

• América Latina –

Nivaldo Cordeiro --> Um continente marchando para a revolução comunista.

• 2010 –

Nivaldo Cordeiro --> Lula lá.

• Uma reflexão, um pensamento –

Nivaldo Cordeiro --> Romanos 12,21: "Não te deixes vencer pelo mal; vence antes o mal com o bem".



*José Nivaldo Cordeiro é economista e mestre em Administração de Empresas na FGV-SP.
Executivo, nasceu em Juazeiro do Norte, no Ceará. Reside atualmente em São Paulo.
Cristão, liberal e democrata, é um respeitado crítico das idéias coletivistas e acredita que o papel do Estado deve se cingir a garantia da ordem pública.
Professa a idéia de que a liberdade, a riqueza e a prosperidade devem ser conquistadas mediante esforço pessoal, afastando coletivismos e a intervenção estatal nas vidas dos cidadãos.
É um dos mais relevantes articulistas nacionais do momento, e escreve artigos diários para diversos jornais e sites nacionais
tais como Parlata, Mídia Sem Máscara, Comentário Conservador dentre muitos outros.
Seu site pessoal está no endereço http://www.nivaldocordeiro.net/

José Nivaldo Cordeiro





















DIRETO DO ABISMO





NIVALDO CORDEIRO




É O ENTREVISTADO




DA SEMANA













José Nivaldo Cordeiro: Um Espectador Engajado

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Rodrigo Constantino


"A verdadeira liberdade é a liberdade de Crusoé, ausente de coerção humana, da invasão de agressores. Ao acrescentarmos milhões de pessoas a mais na equação, vários como Sexta-Feira, isso apenas expande absurdamente as oportunidades de trocas vantajosas e de ganhos de produtividade. Mas é crucial lembrar algo tão ignorado atualmente: as trocas devem ser voluntárias!"
(Rodrigo Constantino em A Liberdade de Crusoé)


Agradecemos a Rodrigo Constantino* que em meio a inúmeros compromissos, da mesma forma que nossos outros entrevistados, ainda encontrou tempo e paciência para nos brindar com mais um feixe de luz de modo a impedir o breu total aqui desse Abismo.
Conseguimos mais uma lanterna! Aceitamos muita pilha!


1.Constantino, que tipo de federalismo poderia responder a uma refundação do Estado brasileiro, já que o que o Brasil precisa é de um novo Estado, e talvez um Estado reformado (“reforma do estado”) não esteja à altura das necessidades que se impõem? E como viabilizar a implantação desse tipo de federalismo diante do contexto histórico centrífugo que nos levou ao modelo que aí está, bem ao contrario do movimento centrípeto que ocorreu nos EUA, por exemplo?


R. Constantino-->Acredito que qualquer mudança será sustentável e estrutural somente se contar com uma mudança na mentalidade do povo também. Instituições são fundamentais, uma Constituição mais simples, com direitos negativos, no lugar dessa “Constituição Besteirol” que oferece promessas utópicas, é totalmente necessária. Mas nada disso dura sem mudar as crenças do povo, a nossa cultura. O federalismo, no sentido de descentralizar o poder e adotar o princípio da subsidiariedade, é o caminho. Mas os pilares no campo das idéias devem ser sólidos para sustentar essas reformas.


2. O que ocorreu na CPI de infraestutura do Senado, recentemente, com os senadores de joelhos diante de Dilma Roussef, poderia ser um exemplo da inexistência do “espírito socrático”, o mesmo a que você se refere em artigo homônimo de sua autoria (Novembro de 2007), ou se trata tão somente de fisiologismo com a mentira e o poder?

R. Constantino-->Acho que a classe política está carente de pessoas com mais coragem e senso crítico, que abraça ideais e não cede aos interesses imediatos. Mas, como explicado acima, acredito que isso é um reflexo do povo. No fundo, cada povo tem mesmo o governo que merece, já que governantes sempre são minorias e governados, maioria. Logo, há uma espécie de aval para a imoralidade em Brasília, quando o próprio povo troca os princípios pela esmola estatal, os valores pelo subsídio do governo. Está tudo muito errado! A vulgaridade está dominando a nação. Isso é muito perigoso.


3.No mesmo artigo (O Espírito Socrático) , você se refere à “justiça social” na América Latina como “um conceito divino, que permite qualquer tipo de agressão à propriedade e à verdadeira justiça.” Como poderíamos nos livrar dessa versão orwelliana dos fatos que distorcem nossa realidade e nos fazem cativos de um “monopólio da virtude supostamente presente nos revolucionários” e que “fornece uma carta branca para as mais espantosas atrocidades”, nos moldes da revolução bolchevique onde “os fins justificam os meios”?

R. Constantino-->Somente através de mais conhecimento. A malícia não pode vencer o conhecimento, e infelizmente, tem vencido no país. Os discursos populistas conquistam através das emoções, e se faz necessário combater isso mostrando, com bons argumentos, as mentiras por trás das promessas, a farsa ocultada nas expressões bonitas, a hipocrisia escondida no manto do altruísmo do governo. Justiça deve ser algo isonômico, igualmente válido para todos. Justiça “social” é um termo vago, arbitrário, que acaba matando a verdadeira justiça. Entender isso é fundamental para salvar a liberdade individual.


4. Em seu artigo O PT e as FARC, você leva à reflexão ao questionar as ligações dos terroristas com o PT, Lula, top top Garcia, Fidel e Chávez, e destaco aqui uma que considero o cerne da questão: “Por que o PT fundou, em 1990, o Foro de São Paulo, que conta com a participação de ditadores, como Fidel Castro, e também das FARC?”.
Na sua opinião, o que impede a mídia tupiniquim em geral de expor as vísceras do Foro de São Paulo, ao invés de tratar apenas da superfície dos fatos onde a “grande estrela” da corrupção desenfreada seria apenas um dos um sintomas de uma doença que nos será fatal?


R. Constantino-->Falta coragem, independência, compromisso com os fatos. O cão não morde a mão que o alimenta. E quem alimenta os grandes veículos de mídia, em boa parte, é o próprio governo, com verbas diretas, através de estatais e o carimbo poderoso das concessões. São quase todos reféns do governo. E este governo, em particular, é mais autoritário que o de praxe, mais imoral, mais sedento pode poder. Tivemos as tentativas do Ancinav e CNJ para controle da mídia. O PT possui o DNA do totalitarismo esquerdista. A mídia é acanhada frente a estes riscos.


5.Recentemente o gen. Augusto Heleno se pronunciou a respeito da política indigenista do governo Lula o que resultou em duras críticas do governo(?) e de setores vermelhos da sociedade. Você acha justo que um homem dê seu sangue para preservar a soberania territorial de nosso país, o que é um preceito constitucional, ao mesmo tempo em que se lhe impõe uma “burka” em sua liberdade de expressão?

R. Constantino-->Esse assunto é um pouco mais delicado, pois nas Forças Armadas há uma hierarquia que não pode ser ignorada, e devemos reconhecer que o presidente eleito é o comandante em chefe do Exército e, portanto, o general responde a ele. O que ele disse é verdade, e sabemos disso. Mas não cabe ao subalterno desafiar o chefe publicamente. No entanto, há a questão correta abordada pelo general de que, acima de tudo, o Exército serve ao Estado. Por isso coloquei no início que o tema é delicado. O mais importante, em minha opinião, é filtrar o conteúdo do que foi dito, pois verídico, e focar nessa questão, já que os “índios”, com auxílio de ONGs esquerdistas, estão lutando por privilégios que colocam em risco a soberania nacional.


6.No artigo Um Século de Hipocrisia , você destaca “uma grande confusão no caso de Niemeyer e tantos outros “artistas e intelectuais” uma vez que “O que acaba sendo admirado, quando não idolatrado, é a própria pessoa. E, enquanto figura humana, não há nada admirável num sujeito que defendeu o comunismo a vida inteira”. Você concorda que a hipocrisia não está só no Niemeyer, Chicos Buarques e Veríssimos, mas também numa grande parte da sociedade que os endeusa, acabando por legitimar regimes genocidas como a ditadura cubana?

R. Constantino-->Sem dúvida, já que a idolatria depende necessariamente dos idólatras. Niemeyer é adorado porque existem muitos adoradores dispostos a ignorar seu lado comunista, que defende um tirano genocida sem o menor indício de vergonha. No fundo, muitos admiram ele por causa dessa posição política estúpida, pois não são poucos os que ainda sonham com o socialismo e nostalgicamente olham com reverência para Cuba. O povo acaba na ignorância por causa de uma elite “formadora” de opinião, que tenta passar esta imagem de herói daqueles que, na verdade, defendem o que existe de mais asqueroso no mundo.


7.Em seu artigo O Anticomunista Radical , você expõe os dois pesos e as duas medidas que tem a irracionalidade (ou relativismo) nacional quando questiona o fato de serem aceitos como símbolo (inclusive nas bandeiras de partidos nacionais e obras do Niemeyer, como o monumento a JK em Brasília*) a foice e o martelo, o que é vedado à suástica. Como analisar essa circunstancia , visto tratar-se de regimes que não passam de “farinha do mesmo saco”? Será que isso pode ser interpretado como uma cortina de fumaça utilizada pelos” defensores do comunismo ou socialismo, responsáveis pelo extermínio de milhões de pessoas” que querem passar a imagem da “virtuosos defensores justiça social”?

R. Constantino-->Acredito que a propaganda socialista explica boa parte dessa confusão, desses dois pesos e duas medidas. O comunismo e o nacional-socialismo mataram milhões, foram ideologias coletivistas e totalitárias, conquistaram seus adeptos através das emoções. No entanto, um regime é execrado e o outro ainda é admirado por muitos. Ignorância ou má-fé? Depende do caso, mas existem apenas estas duas opções. O socialismo prega uma utopia que fala à inveja, e isso atrai muitos inocentes úteis. Alain Beçanson concluiu algo interessante sobre isso: “O comunismo é mais perverso que o nazismo porque ele não pede ao homem que atue conscientemente como um criminoso, mas, ao contrário, se serve do espírito de justiça e de bondade que se estendeu por toda a terra para difundir em toda a terra o mal. Cada experiência comunista é recomeçada na inocência.”


8.Como inviabilizar as ações de um governo(?) composto por revolucionários de esquerda que incitam ONGS e “movimentos sociais” a desrespeitar a propriedade privada por meio de invasões (contra as leis vigentes no país) com destaque para o que ora ocorre em Roraima, cujos objetivos espúrios são o da “destruição dos pilares de uma sociedade livre e aberta”, segundo alerta seu artigo Um Conflito Produzido, que “é preciso adotar leis igualmente válidas para todos, independente da cor, raça, sexo, credo ou renda. Com quem podemos contar diante do fato de uma oposição inexistente e ou conivente ?

R. Constantino-->O direito de auto-defesa é inalienável, um direito natural. Se invadissem a casa de qualquer um de nós, iríamos reagir. Por algum motivo, a esquerda acha que deve ser diferente no campo, mesmo em propriedades produtivas. Não deve. Logo, acho que cada proprietário tem o direito de se defender das invasões. Mas é uma luta desigual, pois o próprio governo, que deveria garantir a propriedade privada, financia os invasores e está alinhado com suas demandas. Como mudar? Voltamos ao início da entrevista: somente mudando a mentalidade do povo, que terá que entender que invasão de propriedade legítima é crime, é imoral, e deve ser punido como qualquer outro crime deste tipo. O MST, em outras palavras, será derrotado no campo das idéias.


9.O Brasil obteve um ‘investment grade’ BBB muito abaixo do grau ideal que seria o AAA, e assim mesmo só o obteve por uma das três agencias de classificação de riscos, a Standard & Poor's. De que adianta obter este selinho de “idoneidade” (mesmo precário), uma vez que a mentalidade do governo(?) ainda está atrelada à dialética socialista de um passado muito distante?

R. Constantino-->O selo diz respeito somente à capacidade de pagamento da dívida externa, que é muito pequena. A esquerda está ficando sem fantasmas, sem bodes expiatórios. Terá que enfrentar cara-a-cara, em breve, os verdadeiros culpados pela nossa fragilidade. E estes são os gastos elevados do governo, a dívida interna superior a R$ 1 trilhão, a burocracia asfixiante, o excesso de intervenção do governo na economia etc. O Brasil precisa, urgentemente, de três reformas básicas: tributária, previdenciária e trabalhista. Sem atacar os privilégios de uma classe encastelada no governo o país não dará um salto verdadeiro. Terá apenas vôos de galinha, com uma conjuntura externa favorável como a atual.


10.Barack Hussein Obama, em seu livro “Dreams from my Father”, admite que sempre aproximou-se conscientemente de pessoas de extrema esquerda. Além do mais o ainda pré-candidato do partido democrata defende a tese “politicamente correta” de que o terrorismo nasce da pobreza (exatamente o que ensina o pastor Jeremiah Wright, seu preceptor) o que está de acordo com a mesma afirmação de Lula em setembro de 2001. Será mera coincidência? Gostaríamos de ter sua opinião sobre o assunto.

R. Constantino-->A esquerda adota a falsa crença de que os criminosos são vítimas da “sociedade”, invertendo tudo. Ao matarem a responsabilidade individual, abrem as portas para a barbárie. A cultura do “coitadismo” precisa acabar, dando espaço para a noção de livre-arbítrio, com cada indivíduo respondendo por seus atos.


11- Na sua opinião, em 2010 teremos de qualquer maneira um 3º mandato do Lula, mesmo que via um ‘laranja’ do PSDB?

R. Constantino-->Não concordo que o PSDB seja igual ao PT, ainda que parecido em vários aspectos. A diferença séria encontra-se no autoritarismo. O país pode não melhorar muito se algum candidato do PSDB vencer, pois nenhum deles tem coragem de defender as reformas estruturais necessárias. Mas ele ainda pode regredir muito com uma vitória do PT novamente.


12. Você considera que se não houvesse a contra-revolução de 1964 a ditadura aqui teria sido muito pior porque nos moldes da ditadura do Tirano da Ilha Cárcere de Cuba?

R. Constantino-->Era um risco verdadeiro, sem dúvida. Roberto Campos chegou a escrever: “É sumamente melancólico - porém não irrealista - admitir-se que no albor dos anos 60 este grande país não tinha senão duas miseráveis opções: ‘anos de chumbo’ ou ‘rios de sangue’...”. Acho que ditaduras devem sempre ser condenadas, mas não devemos reescrever a história para transformar guerrilheiros que lutavam pelo regime cubano em heróis da democracia. Nada mais falso!


Constantino, agora um bate bola (sem futebol), rapidinho:

um livro

R. Constantino--> Atlas Shrugged (Quem é John Galt?), Ayn Rand

uma música

R. Constantino--> Stay, David Matheus Band

um filme

R. Constantino--> Brave Heart

um hobby

R. Constantino--> Ler

um sonho de consumo

R. Constantino--> Ferrari

um axioma

R. Constantino--> A existência existe!

um homem

R. Constantino--> Mises

uma mulher

R. Constantino--> Ayn Rand

um campo minado

R. Constantino--> Política

inveja

R. Constantino-->Paixão mais anti-social que existe

valioso (a)

R. Constantino-->Independência

uma ameaça

R. Constantino--> Governo

uma pedra no sapato

R. Constantino--> Coletivismo

uma indignação

R. Constantino--> Hipocrisia

um pensamento, uma reflexão........

R. Constantino-->

"I swear by my life and my love of it that I will never live for the sake of another man, nor ask another man to live for mine."
(Ayn Rand, by John Galt, Atlas Shrugged)




*só pra quem ainda não sabe:

Rodrigo Constantino é economista formado pela PUC-RJ, com MBA de Finanças no IBMEC. Trabalha no mercado financeiro desde 1997, como analista de empresas e posteriormente como gestor de recursos.

Autor dos livros:

"Prisioneiros da Liberdade, Estrela Cadente: As Contradições e Trapalhadas do PT", pela editora Soler.

"Egoísmo Racional: O Individualismo de Ayn Rand", pela Documenta Histórica.


Rodrigo Constantino é membro fundador do Instituto Millenium.

Articulista nos sites
Diego Casagrande, Parlata, Ratio pro Libertas , Duplipensar, O Boletim, assim como para os Institutos Millenium, Liberal e Federalista.

Escreve para as revistas Voto-RS e Ponto de Vista .

Acesse o blog de Rodrigo Constantino em http://rodrigoconstantino.blogspot.com

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Rodrigo Constantino











QUINTA-FEIRA

15/05

APÓS AS 16:00h

RODRIGO CONSTANTINO

ENTREVISTADO

DIRETO DO ABISMO

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Aluízio Amorim: Fogo nos Botocudos!



Aluízio Amorim dispensa maiores apresentações*, e é com muita honra que o recebemos aqui no Abismo...para nós, ele é O cara!

1.Não é provável que além da grande jogada política que é o afastamento de Fidel, esse embuste todo também contenha a metodologia de exploração do cadáver do COMA ANDANTE, a exemplo da ‘práxis’ do partido comunista na ex-União Soviética?

Aluízio Amorim – Sim, isto é possível. Num regime ditatorial de viés carismático a sucessão no caso de morte do caudilho é sempre um grande problema. Às vezes podem mesmo esconder o cadáver por um bom tempo até que seja resolvida a questão da sucessão de forma conveniente e até que estejam seguros de que a transição se consumou de forma mansa e pacífica.

2. Em artigo recente (CUBA E O SEDUTOR MODELO CHINÊS) você colocou que a saída à chinesa em Cuba vai esbarrar no patrimonialismo que faz da dinastia Castro a proprietária da Ilha, e que então a fórmula da uma mini-china ora pretendida pela ditadura cubana, faria explodir a luta pelo poder nas hostes daquele partido comunista. Não seria justamente essa “explosão” a única forma de inviabilizar a influência de Chávez (principalmente) naquele país, abrindo um real horizonte para a dissolução daquela ditadura?

Aluízio Amorim – Embora de vertente comunista, os regimes políticos de Cuba e China têm as suas nuances particulares. A China decidiu liberar a economia e, ao mesmo tempo, continuar a sonegar a liberdade política. Parece que a China, pelas suas dimensões e complexidades, tem uma articulação política mais flexível que a cubana. Lá não há mais a figura de um ditador perpétuo, tipo Mao ou Fidel, embora o poder esteja nas mãos da nomenklatura do PC. Acredito que num futuro não muito distante a China vai sofrer um processo de democratização, justamente porque liberou a economia e adotou o modo de produção capitalista. Não vejo como possa se sustentar um sistema produtor de mercadorias de tipo capitalista, com a propriedade privada dos meios de produção e, de outro lado, a ausência de liberdade política e de articulação da sociedade civil. A democracia ampla é o oxigênio do capitalismo. Aliás, um é corolário do outro.
Cuba, com o afastamento de Fidel, teve que abrir a economia, ainda de forma tímida, em busca de solução para seu problema econômico. Mas notem que isso já foi o bastante para flexibilizar um pouco a área da política. No começo penso que Cuba adotará o modelo chinês. Entretanto, ambos, China e Cuba, como as demais ditaduras comunistas que restam, serão todas liquidadas pela demanda de democracia imposta pelo modo de produção capitalista. Os utopistas estão enganados desde o começo porque sempre patinaram na ideologia. A queda do muro e das repúblicas socialistas da ex-URSS são a prova mais eloqüente da inviabilidade do socialismo e suas variantes, principalmente pelo fato de levarem os homens ao imobilismo. Dia desses o Granma publicou uma matéria concitando os cubanos à produção e revelou que em pleno horário de trabalho eles dormem nos bancos das praças. Com o desaparecimento de Fidel será muito difícil a ditadura ficar de pé. E uma eventual conflagração na Ilha levará evidentemente à democracia. Não há outra saída para Cuba e para nenhum outro país que não seja o capitalismo e a democracia liberal.


3- Você acha que os factóides produzidos pelo governo (?) do Apedeuta, bem como a corrupção descontrolada, além de cortina de fumaça para a locupletagem oficial, também fazem parte do método para a implantação de uma “grande china” no país (ou mesmo na sonhada “Pátria Grande” ou URSAL), com o apoio dos patrimonialistas daqui travestidos de capitalistas e de “um empresariado vagabundo que sempre viveu à cata de caraminguás governamentais”?

Aluízio Amorim – Não creio que haja clima para a implantação aqui do modelo chinês. Para isto seria preciso restringir as liberdades civis. O que pode acontecer é a permanência por um bom período desse modelo populista de viés sindicalista que se assenta sobretudo no patrimonialismo, com uma pitada de fascismo. A legislação sindical, que foi cópia de boa parte da Carta Del Lavoro de Mussolini e que já estava em vias de ser alterada, sofreu uma reviravolta com o lulismo e retornou ao passado, com a manutenção do denominado imposto sindical e o fortalecimento das centrais acumpliciadas com o patronato. Notem que não há mais greves nas empresas privadas, somente nas estatais. A acomodação sindical sob o controle dos pelegos da CUT interessa ao empresariado botocudo. Os episódios de agitação via CUT, MST e assemelhados, são um permanente jogo de cena para galvanizar as massas. A elas é necessário acenar com uma utopia, fazer com que pensem que participam do poder e estão a fazer uma revolução, assim seguirão votando nos populistas e salvadores da pátria.

4- Uma vez que o estado de direito no Brasil se encontra na UTI, você considera que um 3º mandato do Apedeuta acontecerá pacificamente, uma vez que conta com o apoio não só de uma população dividida por bolsas de muitos matizes, cotas que implementam o racismo, etc, mas também dos “capitalistas” brasileiros e de empresários vagabundos?

Aluízio Amorim – Nessa história toda os empresários e os banqueiros são os mais vagabundos e sabujos. O lulismo prossegue não só com o apoio dessa gente, mas sobretudo com o seu incentivo, com a sua bajulação asquerosa. O terceiro mandato depende do que o núcleo duro da economia quiser que aconteça. Quando eu me refiro ao “núcleo duro da economia”, estou falando dos grandes grupos industriais e financeiros que na realidade fazem o país funcionar. A crítica que faço a eles, quando os acuso de vagabundos, não significa que estou admoestando-os por serem capitalistas e perseguirem o lucro. Estou justamente concitando-os a assumirem a verdadeira condição de capitalistas, isto é, a assumirem os riscos e largarem a teta estatal. O lulismo é tolerado por eles enquanto se mantiver assim, carregando a bandeira, saracoteando, fazendo festa para a galera com a finalidade mantê-las dóceis, aceitando salários ridículos e irrisórios face a uma inflação sufocada sob o tacão de juros altíssimos. Se os juros caírem a patamares civilizados o Brasil entrará em convulsão em razão de inusitada demanda. Não tem estrutura econômica para suportar isso e mergulhará numa inflação inaudita. A manutenção do atual sistema econômico brasileiro está fazendo evaporar a classe média. Pesquisa recente mostrou que cerca de mais de 80 por cento da população brasileira já estaria na classe “C”, formada por egressos das classes pobres e também pela mobilidade social negativa representada pela classe média empobrecida. Penso que os capitalistas botocudos estão calculando o seu lucro com base em suposta escala, isto é, a pulverização do consumo através de uma enorme classe “C” pendurada no crediário. Isso poderá durar algum tempo, mas não todo o tempo. Este é o núcleo da questão.

5- É fato a grande ascensão dos botocudos e de forças narco-terroristas (Farcs, ELN, MST, Via Campesina, Mir, etc) na maioria dos países latino-americanos. Como você analisa o papel do Foro de São Paulo (que inclusive ganhou seu 10º. membro com a eleição de Lugo) nesse contexto?

Aluízio Amorim – O Foro de São Paulo é um delírio socialista extemporâneo. Talvez seja o último suspiro dessa gente. É mais um esquema para se perpetuar no poder. Ou alguém pensa que Lula e seus sequazes, ou Chávez, Morales et caterva estão incomodados com os tais excluídos? Ora, eles dependem dos excluídos para continuarem no poder. Se houvesse o deslanche verdadeiro da economia com desenvolvimento, já teriam sido apeados do poder há muito tempo.

6. No Brasil já tivemos presidentes destituídos no regime presidencialista, e em momento algum da história deste pais uma quadrilha de botocudos de então pode ser comparada a esta que ora exerce o poder. Você acredita que só uma reforma política seria uma solução para nos livrarmos dessa corja?

Aluízio Amorim – Tenho repetido no meu blog que o botocudismo é genético. Há territórios do globo que têm menos idiotas, mas num espaço diminuto. A maioria da humanidade é cretina. E o Brasil é o local do planeta onde há mais botocudos por metro quadrado e que supera até mesmo a Bolívia. Vejam que lá há um movimento separatista forte da área desenvolvida. Lá há oposição. Na Venezuela há oposição; na Colômbia há democracia e apoio popular ao presidente Uribe. No Brasil, a maioria apóia o lulismo e fecha os olhos para todas as iniqüidades por ele perpetradas em troca de alguns caraminguás oficiais, como a bolsa-família. Honestamente, não creio que uma reforma política vá modificar o cérebro dos botocudos.

7. Qual a solução, no curto e médio prazo, para se resgatar as mentes de um povo que é bombardeado diuturnamente pela desinformação [por conivência com o atual governo(?)] de grande parte da mídia tupiniquim?

Aluízio Amorim - É que os proprietários da grande mídia também são empresários e, por isso, patrimonialistas. Estão, portanto, sempre de olho nas tetas do estado, na publicidade oficial e demais benesses que conseguem extrair do Estado. Então, a pretexto de serem imparciais e democráticos, costumam manter nas redações um monte de jornalistas amestrados que produzem aquelas matérias que dão uma no cravo e outra na ferradura, quando na verdade precisa é sentar o pau no cravo, defender as instituições democráticas sem tergiversar. Eles sempre querem ficar numa boa com o governante do momento, seja ele bom ou mau. Farinha pouca meu pirão primeiro, diz o folclórico adágio popular. E folclore é filosofia rasteira mas que orienta a ação das pessoas.

8- Você não considera que na atual conjuntura o “atestado de idoneidade(?)” conferido ao Brasil por meio do “investment grade”, será usado com muito mais vantagens pelo capital meramente especulativo e pela lavagem de dinheiro?

Aluízio Amorim – É vidente que esse tal BBB- é pura piada. As agências que calculam o risco estão totalmente desmoralizadas com o estouro da bolha do crédito “subprime” nos EUA. Depois que esses picaretas ficaram desacreditados parece que estão tentando se recuperar aqui no lixo ocidental.

9. No caso do prof. Dantas, da UFBA você adverte que muito mais produtivo do que admoestá-lo, seria se fazer estudos no “sentido de inverter a situação caótica na educação brasileira;” Será que nossas escolas (leia-se também universidades) não são na verdade vítimas da “A Revolução Silenciosa” advertida por artigo do Diego Casagrande, uma vez que a grande maioria não passa de instrumento de lavagem cerebral das novas gerações?

Aluízio Amorim – Sim. As escolas são consideradas pelo esquerdismo botocudo como “aparelhos ideológicos”. É lá que é instilado o “meme” da idiotia no cérebro dos jovens para torná-los adeptos das doutrinas esquerdizantes. Isto causa um imenso prejuízo ao país. Leva os estudantes ao equívoco e a considerar verdadeiro aquilo que é mera ideologia, palavreado vazio eivado de jargões. Além do que esses professores palanqueiros desestimulam o alunado a estudar as áreas das engenharias, da matemática e da tecnologia. Da área de ciências humanas salva-se apenas o curso de Direito. O resto é perfumaria e locus da ação nefasta dos marxistas de orelha que inundam a academia.

10. Você considera o ‘politicamente correto’ como uma doença letal que atinge o país como um todo, tal qual a dengue (e outras...)?

Aluízio Amorim – O politicamente correto é a maior maldição desses tempos. Com a queda dos regimes comunistas da ex-URSS e do Leste europeu o esquerdismo ficou desesperado, órfão ideológico, sem a sua bandeira. Daí migrou para esses movimentos ecológicos, ou de defesa de minorias e vai por aí. Na área da ecologia, por exemplo, já faz um estrago tremendo. Como os esquerdistas são fanáticos políticos, transportaram essa tendência para dentro de todos esses movimentos, fanatizando-os, o que afasta, por exemplo, a ecologia da racionalidade científica.

11. Por que será que o "Itamaraty petralha" não considera as Farcs como o que são: TERRORISTAS ?

Aluízio Amorim – É que o Itamaraty também sofreu o aparelhamento petralha. Na verdade o lulopetismo destruiu a diplomacia brasileira a ponto de tolerar que um bando de arruaceiros, assassinos e terroristas, como as FARC, possa ser considerado como um grupo insurgente.

12- Você não considera injusto que os vídeos que circulam pela rede sobre os cartões corporativos tenham um cunho somente nazista, o que mascara o verdadeiro tom comuno-fascista do governo (?) do Apedeuta?

Aluízio Amorim – Não há qualquer diferença entre o nazismo e o comunismo. São verso e anverso da mesma medalha. Até porque o nazismo surgiu de um pequeno partido operário alemão que se organizou na Baviera. Passou a denominar-se, com Hitler, NSDAP, que quer dizer Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães. Os nazistas também reivindicavam a condição de socialistas. Hitler inventou até mesmo o Volkswagen, que quer dizer “carro do povo”.

13- É justo que se condene quem não usa a "novilíngua" imposta pela cartilha da nomenklatura? Por exemplo, chamar viado de viado, não é muito mais "ecológico"?

Aluízio Amorim – A “novilíngua” do politicamente correto é mais uma dessas idiotices. Não existe mais o negro, mas o “afro-decendente”. Naquele episódio do Ronaldo com os travestis, os jornais italianos tascaram na manchete, literalmente, que o jogador havia se envolvido com “viados”. Imagine a Folhona com uma manchete assim? Seria processada e acusada de preconceituosa. Desejo salientar que não tenho nenhum preconceito no que se refere a minorias, como os gays, por exemplo. Até porque a patrulha de qualquer espécie é deletéria. Só não admito que se institucionalize uma série de direitos especiais que me faça sentir cada vez mais desprotegido institucionalmente pelo fato de ser branco, hétero, ateu e politicamente incorreto.

14- No seu ponto de vista, é salutar para o Brasil a alternância de poder entre PSDB e PT, já que nos parece que a grande diferença entre eles se apresenta (apesar dos 'punhos de renda' de um que falta ao outro) tão somente na disputa pelo poder?

Aluízio Amorim – O PSDB é uma excrescência política. O símbolo desse partido é o tucano, ave que sofre de incontinência intestinal. O certo seria o PSDB incorporar-se ao PT e parar de encher o saco.

15- Você já descobriu o viés autoritário do José Serra?

Aluízio Amorim – Dia desses vi o Serra posando todo comportado ao lado do Apedeuta. Ainda quero ver o Serra levando uma rasteira dos petralhas. Serra e outros iluminados do PSDB acham que fazer oposição a Lula os prejudica. Estão enganados. O PT só chegou ao poder justamente porque sempre fez oposição cerrada a todos os governos e nunca se importou nem mesmo com os absurdos que cometeu. Até hoje, é bom que se reconheça, foi o único partido político brasileiro que realmente fez oposição. E o PT é tão oposicionista que mesmo no poder continua fazendo oposição. Desta vez não contra o governo, mas contra a Nação, empurrando-a para o atoleiro do atraso e da idiotia.

16- Por que não dispomos de um partido de direita no Brasil?

Aluízio Amorim – Porque os brasileiros são sempre a favor de quem está no poder. Eu não postulo um partido de direita, mas um partido liberal. Este é o cerne da questão. O Brasil não conhece o liberalismo. Os ditos esquerdistas sempre confudiram o liberalismo com a direita, com o conservadorismo. Não fosse o liberalismo, que nasceu das revoluções burguesas, estaríamos ainda no tempo do boi e do arado e das monarquias absolutistas. Os burgueses foram os maiores revolucionários da história da civilização ocidental. Deve-se a eles a criação do Estado moderno, caracterizado pelo império da lei, como ensinava Max Weber na sua sociologia política. Aliás, o único sociólogo que pode ser levado a sério. O resto é piada pura, lixo. E maioria dessa gente não leu Weber porque o cérebro é limitado e o sábio de Hedelberg era prolixo e complicado.

17- Qual é a sua mensagem aos 'intelectuais orgânicos' tais como a "Marxilena Chuí"?

Aluízio Amorim – Marilena é uma "intelectual inorgânica"...hehehe...

18- Qual a sua opinião sobre as demarcações de reservas indígenas, como no caso da Raposa do Sol, que podem vir a se tornar territórios autônomos, o que é contra o preceito constitucional de soberania ?

Aluízio Amorim – Essa coisa é simples de resolver. Quando o Brasil foi descoberto era todo habitado pelos aborígines. Trata-se então de devolver o país inteirinho para eles, não?

19- A “democracia petista” está ligada a um governo totalitário transnacional. Você concorda ou não e por que?

Aluízio Amorim – Toda teoria conspiratória tem o seu aspecto lúdico e misterioso que fascina. Mas é perigosa e normalmente não corresponde à verdade dos fatos. E a verdade é que falar em política é falar em poder e dinheiro. Política é a luta pelo poder ou pela manutenção do poder. Subjaz à política, em todos os grupos em luta pelo poder, interesses muito particulares. No momento o lulismo está no poder por aqui, está gostando e não vai querer largar a rapadura e pouco está se lixando para aquilo que não concorra para isso. Perdoem-me o chulo. Mas os ilhéus, os denominados manezinhos nativos aqui de Florianópolis, costumam dizer que o sujeito que contemporiza, que segue o curso dos eventos, que é matreiro é "igual à bosta n’água". Lula é assim. Quando a maré sobe ele segue o curso da corrente, quando desce também. Governo totalitário transnacional está mais para delírio de gente como o Sargento Top, Top Garcia, não?

20- Aluízio, existe alguma coisa sobre a qual você gostaria de falar e não tenha sido aqui questionado?

Aluízio Amorim – Sim. Há uma. Sobre o meu desejo de amealhar uns trocados com o blog e passar uma boa temporada em Monte Carlo. Já me imaginei com um laptop, na mesa de um daqueles cafés simpáticos e sofisticados, editando o blog e me referindo à delícia que é viver longe dos botocudos.

Agora, gostaríamos de um rápido bate bola com você, mas antes uma pergunta de um leitor seu, o Cantonio do Blogando Francamente que está curioso para saber se você gosta mesmo do João Gilberto ou se esse é o seu lado sado-masoquista?"....

Aluízio Amorim – Sim, eu gosto muito do João Gilberto. Ao lado de Tom Jobim, ele é a figura mais importante da música brasileira e internacional. Sim, porque foi João Gilberto que criou a batida da bossa nova no violã O João é um monstro sagrado. Mas, como C. Antônio, sei que muita gente o detesta.

1 -> onde é o inferno pra você?

Aluízio Amorim-> Onde os petralhas estão reinando.

2 -> um afrodisíaco
Aluízio Amorim-> Uma mulher jovem, bonita e sedutora.

3-> O que mais te incomoda?
Aluízio Amorim-> A burrice.

4-> um campo minado
Aluízio Amorim-> O palácio do Planalto.

5-> um contratempo
Aluízio Amorim-> Caiu a linha da internet.

6-> uma música
Aluízio Amorim-> Estate, com João Gilberto.

7 -> um filme
Aluízio Amorim-> Tropa de Elite

8-> um livro
Aluízio Amorim-> A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo.

9-> sonho de consumo
Aluízio Amorim-> Viver uma temporada em Monte Carlo.

10-> um homem
Aluízio Amorim-> Que tal uma mulher?

11-> uma mulher
Aluízio Amorim-> A minha primeira namorada.

12-> uma coleção
Aluízio Amorim-> Relógios

13-> um verdadeiro líder
Aluízio Amorim-> Está para nascer.

14-> Barack Hussein Obama
Aluízio Amorim-> Ovelha negra.

15-> um time
Aluízio Amorim-> seleção britânica.

16-> peça de roupa que pode faltar no seu guarda roupa
Aluízio Amorim-> Chapéu

18-> um hobby
Aluízio Amorim-> Música

19-> Brasil
Aluízio Amorim-> Lixo ocidental

20-> 2010
Aluízio Amorim-> Nada de novo.

21-> uma reflexão, uma frase,......

Aluízio Amorim-> A humanidade é pródiga na produção da cretinice e parcimoniosa na geração da genialidade.




* para quem ainda não sabe :
Aluízio Amorim é catarinense e atua profissionalmente em Florianópolis. É jornalista e graduado em Direito pela UFSC onde também concluiu o Mestrado na mesma disciplina. Trabalhou por muitos anos na imprensa diária em Florianópolis, dedicando-se depois ao jornalismo empresarial com passagem pelo magistério. Atualmente exerce consultoria em comunicação e possui um blog com atualização diária: http://aluizioamorim.blogspot.com.
É autor de Nazismo em Santa Catarina e Elementos de sociologia do direito em Max Weber ambos pela Ed. Insular/Florianópolis, em 2000 e 2001, respectivamente, tendo também participado da coletânea de ensaios Gramsci: estado, direito e sociedade (Ed. Letras Contemporâneas/Florianópolis,1995).
Além de seu blog é articulista do site Diego Casagrande, de Porto Alegre.