quinta-feira, 29 de maio de 2008

Graça Salgueiro


Graça Salgueiro* dispensa qualquer tipo de apresentação uma vez que é parte de um raríssimo grupo de pessoas com luz própria, um brilho intenso que muito nos honra.


"(...)Toda a compreensão destes fatos passa obrigatoriamente pelo Foro de São Paulo que é a raiz, o centro de toda a estratégia de comunização do nosso continente mas, enquanto as pessoas não se derem conta disso, vão continuar combatendo os efeitos periféricos que são a corrupção, a violência, a miséria, ao mesmo tempo em que o comunismo se fortalece e expande pelos canais subterrâneos. Com as bênçãos de Fidel Castro e Lula da Silva; não esqueçam disso!"
(E ninguém percebe... por Graça Salgueiro em 30 de janeiro de 2008)


"O anúncio do ditador Fidel Castro de que estaria se afastando do poder da ilha-cárcere, provocou enorme comoção dentre aqueles que defendem com unhas, dentes, lágrimas nos olhos e voz embargada a maior miséria humana do século XX, embora não se tenha notícia de que nenhum desses defensores do genocídio castrista tenha fugido do seu país para viver no “paraíso caribenho”. Que o digam os comunas que vivem como “burgueses”, Chico Buarque em Paris e o caquético Niemayer numa cobertura em Copacabana.(...)"
(
Requiem para um assassino por Graça Salgueiro em 23 de fevereiro de 2008)


"Estamos nos transformando num país sob o império das “minorias”, estas novas castas que sob os auspícios do próprio governo impõem padrões de comportamentos a toda uma sociedade estupidificada e silente: são os quilombolas, os “afro-descendentes”, os gays, as lésbicas, os sem-teto, sem-terra, sem-moral ou vergonha na cara, os narco-traficantes que determinam toque de recolher ou quando o comércio pode abrir as portas. Estamos nos transformando num país sem Lei, numa terra de ninguém onde vale mais quem grita mais alto."
(Sob o império das “minorias” por Graça Salgueiro em 21 de fevereiro de 2008)



1. Você concorda que o presidente Uribe, ao manter o sigilo sobre o conteúdo escrito extraído dos computadores apreendidos com os narco-terroristas das FARC, quando da morte de seu nº 2 Raúl Reyes, (que teve sua autenticidade atestada pela Interpol), ainda que não deixe dúvidas quanto ao envolvimento gravíssimo dos comparsas Chávez e Correa nas trapaças e ligações com as FARC, acaba por favorecer de alguma forma Lula, Marco Aurélio Garcia e outros membros do Foro de São Paulo (Notalatina)?


Graça Salgueiro --> O presidente Uribe é um homem muito preparado e melhor ainda assessorado, mas é também um hábil político, um diplomata. Ele sabe perfeitamente bem da existência do Foro de São Paulo e não esqueceu que o Brasil recusou-se a classificar as FARC como um bando “terrorista”. Entretanto, creio que se ele descobriu - e vai descobrir porque é fato - nos computadores de Raúl Reyes que há ligações do governo brasileiro e do PT com as FARC, este vai ser um trunfo guardado para quando a oportunidade se apresentar. Observe que na reunião que houve dias atrás para a criação da UNASUR ele veio, portou-se como convém a um chefe de Estado mas não se envolveu, inclusive foi o único país da região que não aceitou pertencer ao esdrúxulo “Conselho Sul-Americano de Defesa”.


2. Com base em sua avaliação como estudiosa do assunto há anos, que intenção esconde a retirada, pelo grupo de trabalho que precedeu o XIV Encontro do Foro de São Paulo, dos nomes dos bandos reconhecidamente terroristas que o compõe (FARC, ELN, MIR, e até o PSUV de Chavez, dentre outros)? Será que não passa de pura “maquiagem”?


Graça Salgueiro --> Eu não chamaria isso de “maquiagem” mas de estratégia. O sr. Lula e o PT levaram 15 anos negando a existência desta organização porque ela ainda não estava bem consolidada, havia poucos países-membros com presidentes eleitos; hoje já são 10 e alguns que receberam o apoio direto do Foro, como é o caso do Haiti e da República Dominicana. A partir daí, as coisas caminhavam como em céu de brigadeiro e até uma carta de felicitação pela reeleição de Lula, enviada por Raúl Reyes em nome das FARC, os jornais locais noticiaram sem qualquer constrangimento ou indagação. A partir do momento em que este terrorista foi abatido e seus computadores confiscados, a luz vermelha se acendeu, apontando para o perigo do qual todos os países-membros temem que é confirmar que existem vínculos das FARC com o Foro de São Paulo e, naturalmente, com cada país individualmente. Para “limpar” esta imagem, neste XIV Encontro foi resolvido “refundar” o FSP, mostrando-o como aquilo que eles sempre afirmaram ser – e que nós sabemos que é mentira -, um “encontro de partidos de esquerda para debater as problemáticas da região”.


3. Alejandro Peña Esclusa sofreu covardes ataques da comunalha chavista à época de sua participação na coletiva de imprensa da INTERPOL (que atestou a autenticidade dos dados apreendidos com os terroristas das Farc). Durante a realização do XIV Encontro do Foro de São Paulo em Montevideu, foi novamente vítima das injúrias da ABN - Agencia Bolivariana de Noticias. (De Montevidéu, Peña Esclusa responde ao chavismo). Diogo Schelp, jornalista da VEJA, foi expulso de um seminário durante essa mesma reunião do Foro de São Paulo. Na sua opinião, esses acontecimentos configuram uma coerção a determinada parte da imprensa, enquanto a outra e maior parte da mídia tupiniquim dedica-se à desinformação criminosa da população ?


Graça Salgueiro --> Não seria uma coerção a “uma determinada parte da imprensa” porque, para que isto acontecesse, seria necessário termos um órgão de mídia que fosse genuinamente de direita e nós sabemos que isto inexiste aqui no Brasil. A Veja, por exemplo, só faz oposição ao PT e Lula; é como Olavo bem define, “a direita da esquerda” porque ela aprova todos os programas da esquerda mundial alegremente. O que ocorreu com Diogo Schelp foi que ele fez algumas perguntas inconvenientes que Valter Pomar não gostou, retirando-o de uma oficina mas deixando-o assistir às outras. Na última edição do Notalatina eu demonstrei porque ele fez isto. Quanto a Peña Esclusa a situação é bem diferente porque na Venezuela existe oposição de fato, mídias opositoras de fato, Igreja Católica de fato e, por isso, perseguição política de fato, inclusive com inúmeras prisões.


4. Com exceção do governo colombiano (que exige antes o reconhecimento pelos países latino americanos da justa condição de terrorista das FARC), os demais governos da região defendem a criação, no âmbito da UNASUL (União das Nações Sul Americanas), de um “Conselho de Defesa da América do Sul”. Esse “Conselho” seria a operacionalização do BRPM – Bloco Regional de Poder Militar, o quarto elemento que viabilizará o “avanço do processo revolucionário regional”, definido quando da fundação do BRPP – Bloco Regional de Poder Popular, um braço do Foro de São Paulo, fundado em Sucre, na Bolívia (Outubo de 2006), e que foi organizado pelo marxista germano-mexicano Dieterich, e patrocinado por Evo Morales ( Conselho Sul-Americano de Defesa: a serviço de quem?)?


Graça Salgueiro --> Eu acredito que o objetivo primeiro é este sim, embora o Sr. Nelson Jobim negue de pés juntos que seria a unificação das Forças Armadas. O que ocorre, e é o que mais temo, é que certos detalhes são tratados a portas fechadas entre os maiores interessados que são Lula, Chávez, Morales e Correa, inclusive o coordenador-geral da União de Nações Sul-Americanas e Grupo do Rio (CGSUL), diplomata João Solano Carneiro da Cunha, disse a respeito desse Conselho: “Eu não sei e ninguém sabe”. Eu confio nas nossas Forças Armadas e quero crer que nossos Militares não vão aceitar esta estupidez de se tornar uma Força unificada da América Latina como quer, sobretudo, Chávez.


5. A garantia do funcionamento da UNASUL - União das Nações Sul Americanas sem aprovação legislativa , não pode ser compreendida como mais um ato exorbitante de arbitrariedade e autoritarismo de Lula? Será que nossa sociedade silenciará até mesmo se Lula se auto-proclamar ditador vitalício, na esteira de seu comparsa Hugo Chavez?


Graça Salgueiro --> É uma arbitrariedade, conquanto nem a sociedade, nem o parlamento foram consultados sobre a criação desta aberração mas não se trata de um ato autoritário especificamente de Lula, até porque nenhum parlamento dos países membros teve direito a se pronunciar; foi uma decisão dos governantes unicamente. A criação da “Pátria Grande Bolivariana”, de inspiração de Chávez e com as bênçãos de Fidel Castro, é um sonho antigo. Ocorre que as coisas não se processam no momento em que eles idealizam mas, ao contrário, é preciso maturar, criar as condições para tal. E aí eu volto ao Foro de São Paulo e seus 12 governantes. Sem este apoio não seria possível dar um salto tão alto e isto foi ressaltado nesse último Encontro.
Quanto ao silêncio da nossa sociedade não me espantaria se isto ocorresse porque há um trabalho persistente de anestesia sendo feito cuidadosamente ao longo desses anos, desde FHC. As pessoas podem até, isoladamente, se revoltar contra um possível terceiro (ou infinito) mandato mas estão totalmente anêmicas para uma tomada de atitude; não acredito que o nosso povo tenha o fôlego, a coragem que têm os venezuelanos ou os bolivianos, como vimos o belo recente exemplo de
Santa Cruz e da Venezuela em 2 de dezembro passado.


6. Graça, não é no mínimo “curioso” o caótico (porque conflitante) discurso "Nova Parceria para as Américas" de Barack Hussein Obama , que ao mesmo tempo que diz apoiar a luta colombiana contra as Farc, também acena com encontros com o líder cubano Raúl Castro e critica a falta de diálogo do atual governo norte-americano com Chavez, quem justamente protege e se beneficia das ações desestabilizantes daquela organização narco-terrorista na América do Sul? Na sua opinião, qual dos lados Barack Hussein Obama trairá, na eventualidade de sua eleição como presidente dos EUA?


Graça Salgueiro --> Eu não costumo dar opinião sobre assuntos que não conheço com profundidade e a política norte-americana é um desses casos. Entretanto, tenho acompanhado o caso deste muçulmano, porque ele tem utilizado a mesma técnica de propaganda enganosa que Lula utilizou em 2002. Tudo neste sujeito é falso, a partir de sua biografia que ele mente sem nenhum pudor. O fato dele ser democrata (que nos Estados Unidos representa a esquerda), já depõe seriamente contra ele. Além disso, ele é um demagogo que apresenta o discurso que o público visitado deseja ouvir. Quando falou para os cubanos semana passada (no dia 20, na comemoração da independência de Cuba), disse um monte de asneiras, como que ia “autorizar” a visita a Cuba dos cubanos exilados, esquecendo-se de que esta autorização quem concede ou nega, é o regime ditatorial da Ilha. Mas, apesar desta “promessa”, no seu principal escritório de campanha há um poster gigantesco do maior inimigo dos cubanos, o assassino Che Guevara, que foi denunciado pelos cubano-americanos em toda a imprensa e internet. Espero, sinceramente, que ele não ganhe as eleições.


7. As FARC apesar de hoje se encontrarem acuadas em território colombiano, e terem perdido seu nº 1 em Março p.p., Manuel Marulanda Vélez 'Tirofijo', têm se fortalecido no exterior, como expõe o jornal colombiano El Tiempo que explica que os narco-terroristas têm contato com nada menos de 400 grupos espalhados por sete países da América Latina, com algumas ramificações na Europa e Estados Unidos. O Peru e o Brasil servem para o recrutamento de simpatizantes e negócios com armas e cocaína; o Equador abriga o braço financeiro da organização e dá refugio a terroristas; a Venezuela, a Costa Rica e o México lavam os narcodólares. E seus tentáculos chegam nos Estados Unidos por meio de una “ONG” ambientalista e um centro de estudos na Carolina do Norte, ou seja, existe uma “rede de organizações articulada pelas Farc onde coexistem desde movimentos revolucionários até ONGs defensoras dos “direitos humanos” e partidos políticos legalmente estabelecidos”. Que tipo de estratégia poderia ser bem sucedida para se deter a expansão externa dessa organização narco-terrorista?


Graça Salgueiro --> Veja, eu não sou estrategista; apenas estudo os acontecimentos e analiso as situações. Entretanto, penso que a política que o presidente Uribe vem empregando está dando excelentes resultados e tenho muitas esperanças de que ele vai conseguir dizimar esta praga. Basta ver os últimos acontecimentos. O que ocorre é que no Brasil nunca houve uma preocupação séria com o terrorismo que assola a Colômbia. Eu mesma ouvi de várias pessoas que este era um “problema dos colombianos”, quando eu alertava ainda em 2001, como se não nos atingisse também, e disso temos fartas provas como a ousadia e poder de fogo dos bandos narco-traficantes do Rio e São Paulo. Quando começou-se a dar publicidade nas farsas montadas com o apoio de Chávez e do Foro de São Paulo daquelas “trocas humanitárias”, as FARC passaram a fazer parte dos noticiários brasileiros. Aquilo teve o único objetivo de queimar Uribe mas quase 90% do povo colombiano, que vive o horror na carne há 44 anos, respalda as ações de Uribe. A meu ver, a estratégia empregada está corretíssima; é só continuar avançando.


8. Como impedir o processo separatista que ora ocorre na Reserva Raposa do Sol em Roraima, com uma mídia que cega a população com cortinas de fumaça e age de acordo com a vontade de um governo(?) transgressor da Lei que promove atos lesivos à nossa soberania “de comum acordo com a neo-comunista ONU e outros organismos igualmente comuno-internacionalistas”?
(
Notalatina)


Graça Salgueiro --> Eu não tenho respostas para tudo. Tenho acompanhado este crime de lesa-pátria que estão querendo nos submeter mas não sei como impedir isto. O problema que vejo é que não adianta a população se rebelar, apoiar abaixo-assinado ou pressionar os congressistas se o governo compra consciências que acabam fazendo-lhe as vontades. Não somos nós, povo, quem decide, assina ou cria leis. O STF já disse certa vez que não age sob pressão, então, é torcer para que julgue com isenção e ponha os interesses da Nação acima dos interesses de um partido ou governante.


9. Em seu artigo ”O Foro de São Paulo elege seu 10º Presidente na América Latina” , dentre outros fatos da maior gravidade, você chama a atenção para a mudança de atitude de Lula e seu partido-estado em relação à provável revisão do tratado de Itaipu. Uma vez que Lugo é mais um “companheiro” de Lula, você acredita que se repetirá com a energia o mesmo que ocorreu em relação ao gás da Bolívia, e pior, o povo brasileiro continuará como o grande financiador do Foro de São Paulo na América Latina?


Graça Salgueiro --> Não tenho nenhuma dúvida disso! Se você acompanhar o que vêm dizendo os políticos do governo e de sua base aliada, todos, sem exceção, são favoráveis à revisão deste acordo. Nesse artigo que você cita eu já denuncio isto. E no artigo “Brincando com fogo” que escrevi em maio do ano passado, eu mostrava que Lula tratava o governo paraguaio com desprezo e afirmando que não estava nos planos do Governo discutir o Tratado, porque o presidente Nicanor Duarte não pertence ao FSP. Agora as coisas mudaram e, de uma hora para outra, eles alegam que reivindicação é justa e necessária, porque foi feita por um regime ditatorial, coisa que antes nunca serviu de motivo para a revisão.


10. Slobodan Milosevic foi levado ao Tribunal Internacional Penal em Haia, pelo genocídio e atrocidades de que era responsável. O que impede de se fazer o mesmo com a máfia castro-comunista da Ilha Cárcere?


Graça Salgueiro --> São situações diferentes. A quem interessa a Iugoslávia? Quem tem relações comerciais com este país e o que ele tem ou tinha para oferecer ao mundo? Que eu saiba, nada nem ninguém. Já com Cuba há mais de 120 países fazendo negócios com a Nomenklatura castro-comunista, apesar da mentirosa alegação do embargo norte-americano para impor a miséria e a repressão ao povo. A Espanha é o maior sócio comercial dos Castro, seguida pelo Brasil. Além disso, apesar de muita gente acreditar que o comunismo acabou com a dissolução da URSS e a queda do Muro de Berlim, o movimento comunista internacional nunca esteve tão fortalecido. Cuba tem o apoio de todos os grandes países comunistas dos três continentes e a ONU tem-se mostrado conivente com todos aqueles crimes, então, quem vai ser contra um “parceiro” de negócios e ideais? O que impede é ter quem peça isto, além dos próprios cubanos e meia dúzia de defensores do cubano “a pé”.


11. Você considera que a aliança Chávez-Ahmadinejad pode prosperar perigosamente na região, considerando-se o grande aporte de recursos financeiros criado desde Janeiro de 2007 por meio do “fundo estratégico pesado” venezuelano-iraniano de 2 bilhões de dólares, para uso como um “mecanismo de libertação” continental de ajuda a governos esquerdistas que desejem “libertar-se do jugo imperialista” ( Aliança Chávez-Ahmadinejad: “eixo do mal” e “eixo auxiliar”)?


Graça Salgueiro --> Corre-se este risco. Chávez vem oferecendo urânio há tempo ao Irã e há negócios muito excusos entre os dois países. Há vôos noturnos com carregamentos misteriosos, instalação de fábricas de tratores e bicicletas, de fachada, além de um vôo Caracas-Teerã, inaugurado ano passado que os venezuelanos já apelidaram de “vôo fantasma” porque ninguém vê quem entra ou sai do avião, além de os passageiros iranianos não passarem pelo serviço de imigração. Além disso, há o perigo da expansão do islamismo, já fartamente denunciado por jornalistas veneuelanos, de células da Al-Qaeda e escolas muçulmanas funcionando em algumas cidades. O que se pode esperar de bom nisso?


12. Será Hugo Chavez Frias o “sujeito oculto” da nova liderança efetiva das FARC?


Graça Salgueiro --> O ministro da Defesa colombiano, Juan Manuel Santos, alertou sobre isso, o ex-ministro colombiano Fernando Lodoño também falou, Alejandro Peña Esclusa idem e eu acredito que é possível sim. Mas isto não significa que Chávez participe fisicamente da guerrilha. Ele seria, talvez, o mentor intelectual do bando; na edição de 28 de maio eu abordei este aspecto, inclusive com vídeos inéditos muito interessantes. Veja, o ministro da Defesa colombiano é um general, um homem experiente que conta com uma equipe das Forças Armadas, Policiais e pessoal de Inteligência civil e militar, da mais alta estatura. Então, se ele afirma isto, há que se dar crédito, não acha?


13. O Foro de São Paulo tem ligações externas ao continente latino-americano, da mesma forma que a maioria de seus integrantes (como o PT, por exemplo). Quais são essas ligações e que papel desempenham?


Graça Salgueiro --> Não sei a que você se refere exatamente mas adianto que nos Encontros do FSP não assistem apenas representantes de países sul-americanos; eles apenas não têm direito a voto. Neste último, por exemplo, havia um representante do Partido Comunista Chinês e, considerando que Chávez e Lula são membros do FSP e mantêm alianças com o Irã, a Líbia, Rússia, Vietnã, etc., pode-se admitir que, por extensão, o FSP também tem ligações com países externos ao continente. Não podemos esquecer que há uma comunhão com as idéias com as determinações da ONU, pois nos Encontros do FSP observa-se que as propostas são idênticas àquelas da ONU.


14. Segundo Olavo de Carvalho, em seu artigo “Monstruosa e abrangente estratégia” , o SINAMOB - Sistema Nacional de Mobilização, criado por Lula e seu partido-estado, é o complemento magistral do pacto militar Lula-Chavez, já que “acena às Forças Armadas com a possibilidade de aumentos substanciais do orçamento militar à custa de desapropriações maciças que ameaçam transformar o país, do dia para a noite, em uma república socialista.” Você acredita que os acontecimentos na Reserva Raposa do Sol, bem como a (agora adiada) criação do “Conselho de Defesa da América do Sul“ (só para citar alguns exemplos) são conseqüências do referido pacto?


Graça Salgueiro --> Sem dúvida. Essas coisas todas estão interligadas só que, como eu disse mais acima, vão se implantando de acordo com as possibilidades, sobretudo num país do tamanho do Brasil, com uma economia forte. Não é possível criar uma república socialista de um dia para outro. Aliás, no encontro do Fórum Social Mundial ocorrido em 2004 em Porto Alegre, em seu discurso Chávez tentou acalmar o público que vaiava Lula, alegando que ele corria com um fórmula 1 e Lula com um carro que não podia ir além de 200 km; mais tarde Lula repetiria isto e é o que temos visto. A “revolução bolivariana” avançou com muito mais gula do que aqui no Brasil mas, se você fizer uma retrospectiva, vai ver o quanto já avançamos... para o abismo.


15. Que tipo de “democracia” é esta que suporta a existência de “círculos bolivarianos” que despreparam principalmente os jovens para viver a Liberdade do Estado Democrático de Direito?


Graça Salgueiro --> Naturalmente que não é uma democracia, não é? Os jovens são presas fáceis porque (a maioria) não tem muita leitura e o próprio ensino no Brasil só apresenta livros que enaltecem o socialismo e demonizam o capitalismo. É uma lavagem cerebral que atualmente se dá desde o jardim de infância. Então, quando estes jovens chegam aos 15, 16 anos, querem “lutar contra as injustiças sociais” e acabam vendo como modelo de “paladinos” os terroristas das FARC.


16. No artigo “Para além da Covardia” , Olavo de Carvalho escreve: “O Foro de São Paulo é o coração do inimigo, e, ao mesmo tempo, o seu único ponto vulnerável. Acertem-no aí, com firmeza e coragem, e o destruirão. Tentem roê-lo discretamente pelas beiradas – e ele os destruirá.” Como atingir o coração do Foro de São Paulo, se a grande maioria da população é bombardeada diuturnamente por uma mídia criminosa que mais desinforma e distorce a favor do inimigo?


Graça Salgueiro --> Não sei. Desde 1999 que estudo e tento alertar as pessoas sobre a malignidade desta organização mas muita gente continua não acreditando. Agora a mídia resolveu falar no FSP e nas FARC mas com um tom muito light, o que é péssimo, pois vai acabar acostumando as pessoas à expressão sem que elas saibam exatamente o que é e pretende. De todo modo, há pessoas lutando corajosamente contra este vampiro na América do Sul; só aqui no Brasil é que o tema foi tabu durante 18 anos mas, se você chegar na Venezuela, na Argentina, na Colômbia, na Bolívia, todo mundo sabe o que é o FSP, os jornais escrevem matérias dando notícias dos Encontros. E o Olavo tem razão: o vampiro só morre de fato se se enfia-lhe uma estaca de madeira no coração!


17. “Estamos nos transformando num país sob o império das “minorias”, estas novas castas que sob os auspícios do próprio governo impõem padrões de comportamentos a toda uma sociedade estupidificada e silente: são os quilombolas, os “afro-descendentes”, os gays, as lésbicas, os sem-teto, sem-terra, sem-moral ou vergonha na cara, os narco-traficantes que determinam toque de recolher ou quando o comércio pode abrir as portas. Estamos nos transformando num país sem Lei, numa terra de ninguém onde vale mais quem grita mais alto.” (“Sob o Império das Minorias”). Até que ponto o silêncio da sociedade é conivente com “O governo sem freios e amoral do sr. Luiz Inácio” ?


Graça Salgueiro --> Como já disse mais acima, não creio que seja tanto por conivência mas mais por ignorância, acomodação, descrença em seu poder, falta de organização. O Brasil é um país eminentemente conservador, cristão, que abomina estas aberrações. Entretanto, com tanta impunidade com os maus e punição com os bons, as pessoas começam a se “encolher” e deixar que “alguém” resolva por elas, por isso estão sempre à cata de um salvador da pátria. Isto é atitude de criança. O que o país precisa é se comportar como adulto e assumir suas responsabilidades como gente grande.


18. Sei bem que o assunto não se esgota aqui, mas gostaria que você dissesse algo que considera importante e que não foi aqui perguntado.


Graça Salgueiro --> Acredito que é importante que as pessoas rezem, rezem muito por si próprias, pelos seus parente e amigos, pelo País, por nossos Militares que estão sendo vítimas de um revanchismo bolorento e torpe, sobretudo para que Deus e a Santíssima Virgem Maria não permitam que o maldito comunismo se instale definitivamente entre nós.


Graça, para seguir a tradição, gostaria de fazer um rápido “bate - bola” com você...

• um campo minado

Graça Salgueiro --> América Latina

• uma pedra no sapato

Graça Salgueiro --> Os patriotas de ocasião e os nacionalisteiros que, imaginando estar lutando pelo bem do país, o entregam em bandeja de prata aos comunistas nacionais e estrangeiros.

• o que mais te incomoda?

Graça Salgueiro --> Gente que não lê, não estuda mas se acha com competência para opinar sobre qualquer assunto, sobretudo o tema da moda, Foro de São Paulo.

• uma covardia

Graça Salgueiro --> Aborto.

• uma música

Graça Salgueiro --> Há duas: Bachianas nº 5 e Amazing Grace

• um livro

Graça Salgueiro --> “A balada do cárcere”, de Bruno Tolentino

• um filme

Graça Salgueiro --> Dr. Jivago

• um homem

Graça Salgueiro --> Alejandro Peña Esclusa, meu amigo venezuelano, pela coragem destemida de guerreiro que ama sua pátria e por ela se arrisca. Isso me inspira profundos respeito e admiração.

• uma mulher

Graça Salgueiro --> A “Donzela de Orleans”, Santa Joana d’Arc, meu modelo desde a infância

• uma alegria

Graça Salgueiro --> Continuar lúcida nesse país de loucos

• quem (ou o que) mais te ensinou

Graça Salgueiro --> Há alguns homens com quem aprendi e continuo aprendendo muito, e que fazem parte do que eu chamo “minha tropa de elite”; eles sabem que é a eles me refiro. Entretanto, foi Olavo de Carvalho quem me tirou o véu da abissal ignorância que embotava minha mente e a ele sou eternamente grata.

• um lugar

Graça Salgueiro --> Curitiba, a cidade que elegi em meu coração como a melhor e mais linda do mundo (sem aquele governador chavista, claro!).

• um verbo

Graça Salgueiro --> Acreditar

• Graça por Graça

Graça Salgueiro --> Eu recebi há pouco de uma irmã um texto do Nelson Rogrigues, intitulado “O ex-covarde” e lá no fim há um trecho com o qual me identifiquei completamente quando li. Diz ele: “É maravilhoso dizer tudo. Para mim, é de um ridículo abjeto ter medo das Esquerdas, ou do Poder Jovem, ou do Poder Velho ou do Mao Tsé-tung, ou de Guevara. Não trapaceio comigo, nem com os outros. Para ter coragem, precisei sofrer muito. Mas a tenho”.

• uma dúvida

Graça Salgueiro --> Somos um povo sério?

• Censura

Graça Salgueiro --> Em certos casos, é necessário, sim.

• Um sonho de consumo

Graça Salgueiro --> Ter um pouco mais de dinheiro para poder comprar todos os livros que quero-preciso. Bons livros custam caro.

• Uma indignação

Graça Salgueiro --> O modo como a nossa História foi e continua sendo reescrita desde o pós 64.

• Uma ameaça

Graça Salgueiro --> A aliança Irã-Rússia-China

• Brasil

Graça Salgueiro --> Paciente de UTI

• 2010

Graça Salgueiro --> Será que ainda estou viva?

• Um pensamento, uma reflexão...

Graça Salgueiro --> Entregar-se a Deus, como se cada dia fosse o último de sua existência terrena.



* Para quem ainda não teve o prazer de conhecer, Graça Salgueiro é jornalista independente, estudiosa do Foro de São Paulo e do regime castro-comunista e de seus avanços na América Latina, especialmente em Cuba, Venezuela, Argentina e Brasil.
É articulista do
Mídia Sem Máscara, onde também colabora como tradutora e revisora.
Graça Salgueiro é articulista, tradutora e Representante para a América Latina do
Farol da Democracia Representativa, correspondente brasileira do site La Historia Paralela da Argentina, articulista do jornal "Inconfidência" de Belo Horizonte e proprietária do blog Notalatina.
Graça Salgueiro é co-autora do livro Conspiração de portas abertas, organizado por Paulo Diniz Zamboni editado pela É Realizações,2008.