quarta-feira, 18 de junho de 2008

Maria Lucia Victor Barbosa



Agradecemos a Maria Lucia Victor Barbosa* a preciosa colaboração em nos conceder a presente entrevista com idéias que ajudam a iluminar o abismo em que nos encontramos.


“(...)A questão é que não existe quem enfrente com coragem a desonestidade que apodrece o país e o PT se preparou muito bem para assumir o poder, dele não pretendendo sair tão cedo. Agora está tudo contaminado, corrompido, achincalhado. A propaganda é asfixiante e Lula da Silva, bem orientado e tarimbado nas lides sindicais e populistas, agrada com seus discursos a todas as classes.(...)”
(Maria Lucia Victor Barbosa em
“FORÇA: A PARTEIRA DAS REVOLUÇÕES”)


“(...)Como diz o ditado, há males que vêm para bem. Que a Unasul seja mesmo uma academia para tomar chá e fazer turismo. Caso contrário servirá não aos interesses do Brasil ou da América do Sul, mas do esperto Hugo Chávez, o verdadeiro senhor da “Casa”.”
(Maria Lucia Victor Barbosa em
“A NATIMORTA UNASUL”)


“(...)No entanto, é importante compreender que, por detrás da aparente brandura brasileira, da amenidade no trato social, esconde-se a violência que pode brotar a qualquer momento. Ressalvando-se, porém, as organizações criminosas que aterrorizam a vida urbana e os ditos movimentos sociais, como o MST que faz o que bem entende sob a complacência e o estímulo governamentais, a violência do brasileiro é geralmente individualizada, desordenada, desorientada, originando-se da frustração, do desespero, do rancor, e não de uma consciência popular que exija seus direitos ou atitudes coerentes por parte do poder.(...)”
(Maria Lucia Victor Barbosa em
“A MÃO GRANDE DO PODER EXECUTIVO”)


“(...)Um paciente trabalho de intelectuais orgânicos foi efetuado no Brasil. Padres, professores, intelectuais, artistas, profissionais liberais se empenharam para elevar ao poder não a classe trabalhadora, mas o Partido dos Trabalhadores. Não temos mais instituições, oposições, lideranças que resistam à “cura mental” que nos é ministrada dia a dia. Confiantes, aguardemos através do petismo a maior paz que o brasileiro jamais conheceu. O problema é que a História sempre se vinga dos que a ignoram.”
(Maria Lucia Victor Barbosa em
“PSICOPOLÍTICA E “CURA MENTAL”)



1 – Na sua visão, quais as razões de contarmos com instituições nacionais tão fracas? O Estado de Direito está na UTI?

Mª Lucia Victor Barbosa--> Sim, o Estado Democrático de Direito está na UTI. O PT, que durante quatro eleições presidenciais se esforçou para chegar ao poder mais alto da República, se preparou bem.Conquistou espaços importantes, como a mídia e as universidades. Foi oposição estridente, intolerante, fanática. Contou com o apoio de parte da Igreja e da classe média. Na 4ª campanha logrou colocar lá sua figura símbolo, Lula da Silva. Para tanto o PT fez uma volta ideológica de 180 graus e conquistou segmentos que não haviam aderido antes. O vice de Lula, José de Alencar, trouxe muitos empresários e igrejas evangélicas. As FFAA, descontentes com FHC, votaram naquele que agora é seu comandante-em-chefe. Lula agradou os pobres com as bolsas-esmolas. Os ricos com lucros jamais imaginados. Tudo e todos foram se rendendo, cooptados, comprados, contaminados pela propaganda intoxicante. A corrupção se institucionalizou e se alastrou como nunca, e como nunca foi aceita como natural. Copiando a "herança maldita", surfando em águas tranqüilas da economia mundial, o governo petista dominou o Congressso Nacional, o Poder Judiciário e as demais instituições se renderam à demagogia e às facilidades outorgadas pelo poder.Passou a vigorar em terras de Macunaíma uma única lei, a lei de Gerson: "Tirar vantagem de tudo, certo?".

2 – Como você analisa o fato de não se poder contar com partidos políticos que pratiquem uma oposição à altura da corrupção obscena que acontece no governo Lula?

Mª Lucia Victor Barbosa--> A maioria dos partidos aderiu aos mensalões e se vendeu. Os que deveriam ser oposição não souberam ou não quiseram se opor. Na verdade não temos partidos na verdadeira acepção do termo, mas clubes de interesses sem disciplina, ideário ou programas.


3 – Uma vez que o eleitorado brasileiro se posiciona favoravelmente a uma agenda política esquerdista, você acredita que esse mesmo eleitorado tenha plena consciência do significado de tal agenda?

Mª Lucia Victor Barbosa--> No Brasil, assim como na América Latina é chic ser de esquerda ou melhor, ser contra os Estados Unidos. Portanto, existe mais uma tendência nacionalisteira e xenófoba que é confundida com esquerda. 99% não sabe o que é socialismo ou comunismo. O próprio PT, em vários congressos, nunca conseguiu definir o que era seu socialismo. Também não se sabe o que é liberalismo, mas é de bom tom se posicionar contra o liberalismo ou neoliberalismo.


4- Que crítica você pode fazer à qualidade de ensino ora disponível no país?

Mª Lucia Victor Barbosa--> A educação chegou ao seu nivel mais baixo. Professores ruins formam alunos ruins, que serão profissionais ou professores piores. Nossa educação continua erudita sem preparar para o mercado de trabalho. Desde cedo alunos são doutrinados e confunde-se isso com educação. A escola não ensina mais valores e os diplomas são presunção de conhecimento e não atestados de conhecimento.Isso nos torna pouco competitivos no mundo globalizado e nos impede de romper com a mentalidade do atraso plasmada ao longo de nossa história.


5- A que fatores você atribui a deficiência da memória da população em geral em relação aos fartos escândalos do atual governo?

Mª Lucia Victor Barbosa --> Na era das comunicações o paradoxo se estabelece: os indivíduos continuam pouco informados. Nosso povo ignora sua história como ignora o que se passa na realidade presente. A informação procede mais da televisão, que costuma distorcer ou omitir os fatos. Acrescente-se a propaganda asfixiante, a falta de uma cultura cívica dada nossa formação cultural e teremos a matéria-prima predileta dos demagogos e populistas. Como afirmou Gunnar Myrdal: "é mais fácil governar um povo ignorante". Além do mais, os escândalos se acumulam numa tal velocidade, que o de ontem é facilmente esquecido pelo de hoje, que por sua vez submerge no escândalo de amanhã. Como somos o país da impunidade e nada acontece aos corruptos, os delitos são facilmente esquecidos ao sair rapidamente do foco dos refletores.


6- Você concorda que a corrupção atual é também uma questão de método para que se estabeleça no Brasil os pressupostos que possibilitariam a instituição da ‘Quarta Via’ formulada pelo alemão Heinz Dieterich (guru de Chávez), onde os sindicatos, no caso brasileiro, é que comandariam a máquina governamental (Capitalismo de Estado: a "Quarta Via")?

Mª Lucia Victor Barbosa--> Penso que a corrupção, que sempre existiu de forma endêmica no país, e hoje está avassaladora, funciona não só como método de corrosão e degradação da coisa pública para fins de aumento do poderio da atual classe dominante, como brotou do que chamaria de êxtase do poder, ou seja, os que lá chegaram se deslumbraram com facilidades nunca antes tidas em suas vidas e foram à forra. Quanto aos sindicatos, já estão no comando da máquina estatal.


7- Você considera que só a indignação da sociedade, dos partidos políticos e das instituições é capaz de barrar os planos petistas de se manter no poder?

Mª Lucia Victor Barbosa--> Infelizmente, nem a sociedade, nem os partidos políticos, nem as instituições estão indignadas. Mas, se o estivessem, isso não bastaria e deveria ser traduzido em ações mais concretas. Por exemplo: manifestações de massa como existem na Argentina, Bolívia, Venezuela e outros países latino-americanos, podendo-se chegar ao pedido de impeachment do presidente da República, como aconteceu com o ex-presidente Collor, que por muito menos foi afastado.


8- MST e Via Campesina seriam os braços armados do PT (dentre outros)?

Mª Lucia Victor Barbosa --> Sem dúvida, o são e o MST é uma das crias do PT. Esse chamados movimentos sociais são embriões das Farc e perpetram sua violência sob as bençãos governamentais sendo pelo governo sustentados.


9 - Como você avalia os instrumentos denominados “afirmativos” ora vigentes, como por exemplo as cotas raciais para ingresso nas universidades? Não seriam estes os reais agentes da segregação uma vez que todos são brasileiros, sejam eles índios, brancos, negros, pardos, homens ou mulheres?

Mª Lucia Victor Barbosa--> Esses tais instrumentos fomentam o ódio, jogam uns contra os outros, são adpatações da luta de classes transposta para questões raciais e étnicas. Parece que o governo do PT aderiu ao lema: "dividir para governar".


10- Qual a sua opinião sobre o Foro de São Paulo?

Mª Lucia Victor Barbosa--> Esse Foro é a inserção da esquerda na globalização que tanto critica. Representa o que há de mais atrasado na América Latina. Atrás dessa entidade da qual só podem advir malefícios, deve haver um comando mais alto que se poderia chamar de governo invisível.


11 – Você acredita na “boa” intenção de Hugo Chavez em transformar as FARCs em uma “instituição” política? A quem os terroristas entregariam o controle do narcotráfico?

Mª Lucia Victor Barbosa--> O ditador da fato da Venezuela jamais terá boas intenções, mas sim segundas intenções. Na Colômbia os sanguinários narcoguerrilheiros estão sendo dizimados pelo estadista Uribe e não chegarão a instituição política. Mas enquanto durarem naquele país não entregarão o controle do narcotráfico. Entretanto, suas ramificações já chegaram a nós. Haja visto Fernandinho Beira-Mar e o que se passa nos morros cariocas e em outros Estados.


12 – No seu artigo “Nada será hoje como amanhã” , você considerou como “ significativa e importante”(...) “a opinião do Comandante da Amazônia, General-de-Exército Augusto Heleno Pereira, que durante palestra no Clube Militar do Rio de Janeiro se declarou contra a demarcação de imensas terras indígenas na fronteira, portanto, contra a reserva Raposa Serra do Sol, “uma ameaça a soberania nacional””. Na sua opinião, as palavras do general produziram ou produzirão uma mudança na condução da política indigenista pelo atual governo?

Mª Lucia Victor Barbosa --> Não produziram nem produzirão. O General Augusto Heleno foi calado e os comandantes das FFAA permanecem, como sempre, mudos e obedientes ao governo, e não ao Estado.


13 - Na sua opinião quais seriam as conseqüências para a América Latina e o Brasil em particular, de uma eventual vitória de Barack Hussein Obama para presidente dos EUA?

Mª Lucia Victor Barbosa--> Estou mais preocupada com as conseqüências para o mundo se Barack Obama ganhar. Como ele diz que veio para mudar poderá, e digo isso em hipótese, esquecer o discurso e seguir a voz do pastor da igreja que freqüentou. Afinal, os políticos costumam ser uma metamorfose ambulante.


14 – Será que Lula se compara a Getúlio Vargas pelos defeitos e autoritarismo que caracterizavam aquele ditador no período do Estado Novo?

Mª Lucia Victor Barbosa--> Lula se compara também a JK e até a Jesus Cristo. Como tem espírito autoritário e Getúlio se distinguiu para o bem ou para o mal na história, é um boa imagem para o presidente da República se encaixar.


15 - O atual governo conta com o apoio de intelectuais orgânicos que se inserem na revolução silenciosa à la Gramsci e ainda com forte propaganda enganosa na grande mídia tupiniquim. O que você recomendaria para se enfrentar essa verdadeira lavagem cerebral de modo a impedir que a democracia representativa seja solapada por Lula e seu Partido-esTado?

Mª Lucia Victor Barbosa--> Os intelectuais orgânicos que servem ao governo têm coesão, disciplina, recursos, organização, meios de comunicação, mística que nós, parcela insatisfeita, calada, espalhada pelo Brasil, não temos. Será necessário que surjam lideranças que congreguem a insatisfação e desmistifiquem a farsa em que vivemos.


16- Maria Lúcia, você gostaria de acrescentar algo que considera importante e que não foi aqui perguntado?

Mª Lucia Victor Barbosa--> Achei as perguntas muito pertinentes e abrangentes e não tenho nada a acrescentar. Aproveito para agradecer a oportunidade de expor aqui meu pensamento. Lembro apenas que a Internet não é um meio desprezível, como pensam alguns, para conquistar aspirações, para influenciar e formar opinião, para controlar o poder que no controla. Livres das limitações de tempo e espaço podemos fazer aqui a trincheira de nossos pensamentos, idéias e ideais. Tudo começa na mente e como já se disse: "idéias têm conseqüências". Basta não esmorecer.


Maria Lucia, se você não se importar e para seguir a tradição, vamos a um rápido bate bola (sem bola mesmo)...

• uma música


Mª Lucia Victor Barbosa--> Polonaise (heróica) - Chopin

• um livro

Mª Lucia Victor Barbosa--> O Príncipe - Nicolau Maquiavel

• um filme

Mª Lucia Victor Barbosa--> Matrix

• uma alegria

Mª Lucia Victor Barbosa--> o nascimento de cada um de meus três filhos e de minha netinha.

• um homem

Mª Lucia Victor Barbosa--> Chico Xavier

• uma mulher

Mª Lucia Victor Barbosa--> Margaret Tatcher

• quem ou o que mais te ensinou

Mª Lucia Victor Barbosa--> o sofrimento

• um lugar

Mª Lucia Victor Barbosa--> Florença

• um verbo

Mª Lucia Victor Barbosa --> Amar

• um projeto

Mª Lucia Victor Barbosa--> um sexto livro

• um sonho de consumo

Mª Lucia Victor Barbosa--> uma viagem ao Egito

• o que mais te incomoda?

Mª Lucia Victor Barbosa--> a hipocrisia

• uma pedra no sapato

Mª Lucia Victor Barbosa --> petista fanático

• uma ameaça

Mª Lucia Victor Barbosa --> a ignorância do ser humano

• uma covardia

Mª Lucia Victor Barbosa--> as imposições da burocracia ao cidadão comum

• uma indignação

Mª Lucia Victor Barbosa --> a quantidade de impostos que temos que pagar

• um campo minado

Mª Lucia Victor Barbosa--> 3º mandato

• Brasil, 2010

Mª Lucia Victor Barbosa --> Só Deus sabe

• Um pensamento, uma reflexão

Mª Lucia Victor Barbosa-->
"Tudo que é necessário para o triunfo do mal, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke



*MARIA LUCIA VICTOR BARBOSA é graduada nos cursos de Sociologia e Política, e Administração Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduada em Ciência Política.
Lecionou nas seguintes universidades: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC), Belo Horizonte/MG; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Maringá, Maringá/PR; Centro de Estudos Superiores de Londrina – CESULON (atual UNIFIL), Londrina/PR; Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina/PR; Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Londrina /PR.
Foi editora de pesquisa do Jornal Panorama. Londrina/PR.
Atuou na COHAB-LD como socióloga, onde criou o Departamento de Desenvolvimento Social com objetivo de efetuar ações sociais junto a moradores de conjuntos habitacionais e favelas de Londrina. Essa meta foi atingida através de programas e projetos que visavam elevação de renda, saúde, educação, cultura e esporte da população atendida. O trabalho foi considerado modelo nacional na área da habitação voltada para projetos sociais, pelo BNH.
Maria Lucia proferiu inúmeras palestras e participou de vários simpósios e congressos nacionais e internacionais.
Publicou vários artigos em revistas culturais e científicas, nacionais e internacionais.
Tem artigos publicados em diversos jornais, entre eles: Jornal da Tarde, O Globo, Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Gazeta do Povo, O Estado do Paraná, Valor Econômico, Monitor Mercantil, Folha de Londrina, Gazeta do Paraná, Jornal de Brasília, Inconfidência, Diário da Tarde, Folha de São Carlos, Jornal Hoje.
Publica também em diversos sites e blogs, entre os quais:
Capataz Brasil, Diego Casagrande, ucho.info, Parlata, Jus Vigilantibus, Info Jus, Trinolex, Samaúma.
É membro da Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina. É autora dos livros: O Voto da Pobreza e a Pobreza do Voto – a Ética da Malandragem. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988; América Latina – em Busca do Paraíso Perdido. São Paulo: Editora Saraiva, 1995. (Esta obra foi premiada em junho/2002 com medalha de prata, pela participação no Concurso Internacional Marengo D’Oro, 6ª edição, Sestri Levante, Itália, na categoria “ensaio” para estrangeiros); Fragmentos de uma Época. Londrina: Editora UEL, 1998; Contos da Meia-Noite. Londrina: Editora Campanário, 1999; A Colheita da Vida – Resgate Histórico da Sociedade Rural do Paraná. Londrina: Editora Midiograf, 2000; entre seus trabalhos literários, além de contos e crônicas constam poemas.


******************************************
Essa entrevista foi viabilizada graças à Stella do blog
Postura Ativa.
******************************************